26.3 C
Manaus
21 de novembro de 2024
AmazonasDestaques

Governo autoriza uso da Força Nacional de Segurança Pública no Amazonas por 30 dias

O governo federal autorizou o uso da Força Nacional de Segurança no Amazonas por 30 dias, a partir de 3 de agosto, para ações de combate ao crime organizado, ao narcotráfico e aos crimes ambientais na região da calha do Rio Negro e Solimões.

A portaria foi publicada no “Diário Oficial da União” desta quinta-feira (23) e é assinada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça. Segundo o texto, o uso da Força Nacional é voltado para a 1ª Edição da Operação Arpão I (Médio Solimões).

No início deste ano, em fevereiro, o ex-ministro da Justiça, Sérgio Moro, chegou a se reunir com o governador do Amazonas, Wilson Lima, para discutir estratégias de combate ao crime organizado devido ao aumento de mortes relacionadas a esse tipo de crime na capital, Manaus.

Na ocasião, no entanto, o chefe do Executivo local dispensou o uso da Força Nacional de Segurança em Manaus.

Segundo a portaria desta quinta-feira, a operação terá o apoio logístico do órgão demandante, que deverá dispor da infraestrutura necessária à Força Nacional de Segurança Pública.

O texto não informa qual é o efetivo que será usado no estado, mas informa que o contingente a ser disponibilizado obedecerá ao planejamento definido pela Diretoria da Força Nacional de Segurança Pública da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

O prazo da permanência da Força Nacional poderá ser estendido caso seja solicitado.

Leia mais

Porto privativo oferece novas oportunidades de emprego em Manaus

Marcilon Souza

Farofa da Gkay: influenciadora adia evento e detalha situação

Marcilon Souza

“Estou vivo”, diz Lula sobre plano de assassinato

Marcilon Souza

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais