28.3 C
Manaus
19 de agosto de 2025
DestaquesPolítica

Sites de notícias são bloqueados por Maduro dias antes das eleições venezuelanas

FOTO/REPRODUÇÃO

A cinco dias das eleições na Venezuela, o presidente do país, Nicolás Maduro, bloqueou o acesso a sites de notícias independentes, segundo denúncias de uma organização não governamental e do sindicato da imprensa.

De acordo com a organização dedicada ao monitoramento de censura na Internet VE Sin Filtro, as restrições foram impostas pelas principais operadoras de internet estatais e privadas venezuelanas contra os sites Tal Cual, El Estímulo, Runrunes, Analítico e Mediaanálisis. O site da própria entidade, um braço da ONG Conexión Segura y Libre que documenta os bloqueios do regime, também foi afetado.

O bloqueio teria começado por volta das 12h locais (13h de Brasília) dessa segunda-feira (22/7), conforme informado pela organização. O Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Imprensa (SNTP) confirmou as informações.

Segundo a imprensa local, a ordem partiu da Conatel (Comissão Nacional de Telecomunicações). Os sites estão bloqueados para IPs (espécie de registro de endereço de conexão à internet) na Venezuela.

A mídia venezuelana afirma ainda que, entre os sites com restrições, há pelo menos três que checam notícias falsas, como Espaja.com, Cazadores de Fake News e Observatorio Venezolano de Fake News. Os dois primeiros foram bloqueados no início da campanha eleitoral

Com as restrições impostas, o número de meios de comunicação bloqueados pelas principais operadoras do país passa de 60, de acordo com o VE Sin Filtro.

Muitos desses já estavam bloqueados antes mesmo das eleições.

Metrópoles***

Leia mais

Quadrilha de mototaxistas que roubava celulares após shows é presa em Manaus

Matheus Valadares

Policial Militar é preso por tentativa de homicídio contra cantor Dubarranco e filha em Manaus

Matheus Valadares

Janja visita comunidade Santa Helena do Inglês na RDS Rio Negro e destaca turismo sustentável

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!