29.3 C
Manaus
4 de abril de 2025
DestaquesEsportes

Beatriz Sousa vence francesa e garante 3ª medalha do judô em Paris

FOTO/REPRODUÇÃO

Beatriz Souza está na final na categoria acima de 78kg do judô nas Olimpíadas de Paris. A brasileira bateu a francesa Romane Dicko, atual número um do mundo, por ippon por imobilização e garantiu a terceira medalha do judô brasileiro nesta edição dos Jogos Olímpicos.

Em busca do primeiro ouro brasileiro nestas Olimpíadas, Bia encara a israelense Raz Hershko na final, que acontece ainda nesta sexta-feira (2). A luta deve acontecer a partir das 12h30 (de Brasília). No judô, o Brasil já tem uma prata, com Willian Lima, e um bronze, com Larissa Pimenta.

A judoca Beatriz Souza conseguiu superar um ambiente de pressão na “Bombonera do judô”. Na luta, havia um clima de estádio com um cartaz com a foto de Romane na arquibancada, o público gritando seu nome e pressão o tempo inteiro por marcações do árbitro.

Beatriz Souza manteve-se fria desde o início da luta, as duas sofreram punições no tempo normal e a luta foi para ao Golden Score. A brasileira encaixou um golpe que derrubou Romane, que, no entanto, conseguiu se defender e evitar a queda de costas. Mas, no solo, Bia Souza imobilizou a francesa com a técnica de Kesa-gatame. A rival teve de desistir.

Já é a terceira luta vencida por Beatriz Souza com waza-ari ou ippon, sem necessidade de contagem por punições de shidô. Romane Dicko é a atual número um do mundo e foi campeã mundial em 2022. Ela também conquistou a medalha de bronze nas Olimpíadas de Tóquio no individual e o ouro na disputa por equipes.

A brasileira é nº 5 do ranking mundial, foi prata no Mundial de judô de 2022 e bronze no ano seguinte. Bia, porém, busca a sua primeira medalha olímpica.

Antes, Bia venceu a coreana Kim Hayun nas quartas e bateu Izayana Marenco, da Nicarágua, nas oitavas de final, em apenas 41 segundos. O embate pelas quartas de final contou com uma revisão da arbitragem, que a princípio apontou vitória por ippon da coreana, número quatro do mundo.

Beatriz estará na disputa por equipes mistas, que começa neste sábado (03). O Brasil enfrenta o Cazaquistão nas oitavas de final. O confronto é o quinto do tatame 1 e deve acontecer por volta das 5h (de Brasília).

UOL****

Leia mais

Manauara Esporte Clube anuncia contratação do atacante Erick Cunha para fortalecer elenco na Série D

Marcilon Souza

Prefeitura de Manaus lança edital para apoio aos Festivais Folclóricos dos Bairros

Marcelo Maciel

Renato Gaúcho é apresentado como novo técnico do Fluminense

Marcilon Souza

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!