O Supremo Tribunal Federal decidiu condenar nesta sexta-feira (2) Maria de Fátima Mendonça Jacinto Souza, 67, por envolvimento no 8 de janeiro. A condenação faz parte da Ação Penal nº 2.339, cujo relator é o ministro Alexandre de Moraes.
Fátima de Tubarão, como também é conhecida, foi condenada a 17 anos de prisão. A idosa é ré pelos crimes de: abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, deterioração do patrimônio tombado e associação criminosa armada.
Em seu voto, Moraes sustentou que a ré aparece em um vídeo afirmando que está ali ‘quebrando tudo’ e confirmando que defecou no banheiro do Supremo Tribunal Federal, ‘sujando tudo’. No mesmo vídeo, Fátima de Tubarão ainda diz “vai pegar o Xandão agora”.
A idosa ficou cohecida por invadir o Palácio do Planalto no dia 8 de janeiro. No vídeo, ela dizia: “Vamos para a guerra, é guerra agora. Vamos pegar o Xandão agora”, em referência a Moraes. Fátima terá que pagar R$ 30 milhões, de forma solidária com os outros condenados, a título de danos materiais.