26.3 C
Manaus
21 de novembro de 2024
DestaquesPolítica

Lula é vaiado no Chile durante agenda com presidente Gabriel Boric

O presidente do Chile, Gabriel Boric, e o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, se encontram no palácio do governo La Moneda, em Santiago, Chile (Ivan Alvarado/Reuters)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontrou nesta segunda-feira (05/8) com o presidente do Chile, Gabriel Boric. O encontro ocorreu no Palácio de La Moneda em Santiago, sede do poder executivo. Lula chegou à capital chilena no domingo (4/5) para cumprir agenda presidencial.

O encontro entre os líderes Lula e Boric busca fortalecer as relações comerciais e a cooperação bilateral em áreas como transição energética, inovação, saúde e cultura. Durante a agenda, além de reuniões ministeriais, participaram do encerramento de um fórum empresarial promovido pelo Itamaraty e agências de promoção comercial.

Em 2023, o intercâmbio comercial entre Brasil e Chile atingiu US$ 12,3 bilhões, com o Brasil sendo o maior investidor latino-americano no Chile.

Durante a visita, o presidente Lula chegou a ser alvo de protestos. As manifestações dos opositores começaram no primeiro compromisso oficial do petista em Santiago: a cerimônia de oferenda floral no Monumento al Libertador Bernardo O’Higgins, no centro da cidade.

O presidente brasileiro também chegou a ser vaiado enquanto chegava ao Palacio de la Moneda, sede do governo chileno.

Há uma expectativa para que Lula e Boric discutam a crise na Venezuela. Brasil e Chile não reconheceram o resultado declarado pelas autoridades eleitorais da Venezuela e cobram a apresentação das atas que atestem a derrota do oposicionista Edmundo González, o que ainda não ocorreu.

Leia mais

Polícia busca jovem desaparecido no bairro Compensa

Marcilon Souza

Policial que atirou em mulher é solto após audiência de custódia

Marcilon Souza

Porto privativo oferece novas oportunidades de emprego em Manaus

Marcilon Souza

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais