11 de janeiro de 2026
CidadeDestaques

Manaus amanhece sob fumaça e com qualidade do ar muito ruim

Foto: William Duarte/Rede Amazônica

Manaus amanheceu nesta segunda-feira (12) com a qualidade do ar muito ruim, segundo o Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (Selva).

Em regiões próximas ao Centro da cidade, a média era de 76 a a 95.4 μm/m³ (micrómetro por metro cúbico de AR). No último final de semana, a capital amazonense amanheceu com o mesmo problema nas primeiras da manhã.

Segundo a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), a principal causa da nuvem poluente se deve às queimadas que acontecem no sul do Amazonas.

O Estado está em emergência ambiental devido aos focos de calor. Dos 62 municípios, 22 estão nesta condição. O Governo do Amazonas deretou, durante 180 dias, a proibição de fogo, com ou sem uso de técnicas de queimada controlada.

Em julho deste ano, o Amazonas bateu recorde no número de queimadas por mês. Segundo dados do Programa de BDQueimadas e do Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (Inpe), o  estado contabilizou 4.241 focos de incêndio durante todo o mês. Este número é o maior desde 1998, quando o órgão começou o monitoramento.

 

Leia mais

Protestos contra política migratória de Trump tomam cidades dos EUA após morte de mulher

Matheus Valadares

Amazonas FC estreia no Barezão 2026 com vitória sobre o São Raimundo

Matheus Valadares

Homem é executado a tiros em plena via pública do bairro Compensa

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!