Uma brasileira que morava na Irlanda admitiu que forjou um diagnóstico de câncer de medula para arrecadar dinheiro de doações. Ela recebia os valores pela plataforma GoFundMe e também via Pix.
Laís Basílio, de 23 anos, mobilizou toda a comunidade brasileira na Irlanda pedindo doações para tratar a suposta doença. Após passar meses sustentando a mentira, ela foi desmascarada por uma internauta.
Uma usuária do X, antigo Twitter, foi quem iniciou as dúvidas em relação a Laís. Ela percebeu que as fotos da brasileira eram tiradas sempre sem o rosto e, depois, descobriram que eram retiradas do Pinterest.
Após ser muito pressionada, ela acabou admitindo o golpe em um vídeo publicado no Instagram. A conta foi desativada.
‘Comecei mostrando meu rosto aqui e vou terminar mostrando meu rosto. Estou aqui para assumir a responsabilidade por isso e gostaria de pedir desculpas a toda a comunidade brasileira e a toda a sociedade oncológica’, afirmou.
Laís garantiu que agiu sozinha, enganando também familiares e amigos. “Eu fiz tudo sozinha. Independentemente do que aconteça, estou pronta para assumir a responsabilidade por isso”, disse.
Ela compartilhava a suposta rotina convivendo com o câncer desde dezembro de 2023. Ela alegava que a doença fez com que ela saísse do trabalho e perdesse a renda. Por isso, ela precisava de ajuda.
“Olá, meu nome é Lais, tenho 23 anos e descobri um câncer em dezembro de 2023. Desde então passei por quimioterapia, cirurgia e radioterapia e agora estou a procura de um doador de médula compatível. Desde que recebi o diagnóstico eu parei de trabalhar e consequentemente estou sem receber salário ou ajuda do governo, pois estou aqui como intercambista e não tenho tempo suficiente de contribuição. Até agora eu tava vivendo com as minhas economias e ajuda de amigos. Eu decidi criar essa vaquinha para me ajudar com o pagamento das contas e também porque quero trazer minha mãe para estar aqui comigo. Agradeço a todos de coração e qualquer ajuda é bem-vinda”, dizia a descrição da vaquinha. Ela arrecadou 5.890 euros (R$ 35.495, na cotação atual) e tinha meta de 10 mil euros (R$ 60.264). O pedido continua online.
Segundo relatos, ela teria deixado a Irlanda e voltado ao Brasil. Desde que assumiu a farsa, ela desativou todas as redes sociais.