Em partida dificílima pelas oitavas de final da Libertadores, o Flamengo venceu o Bolívar (BOL) de 2 a 0, no Maracanã. O jogo aconteceu na noite desta quarta-feira (15) e teve gols marcados por Luiz Araújo e Léo Pereira.
Apostando em transições ofensivas e jogadas rápidas, faltou ao time de Tite a cadência, algo que o time parece ter aversão desde a chegada do treinador. Depois de muitas bolas longas, o Flamengo conseguiu marcar aos 29 minutos. Após uma bola longa de De la Cruz, Pedro fez o pivô e deixou Luiz Araújo livre para abrir o placar.
Pedro ainda sentiu a posterior da coxa e precisou deixar a partida, logo aos 35 minutos. Gabigol entrou na partida, mas executando a mesma função do centroavante.
No segundo tempo, Carlinhos entrou no lugar do Pulgar aos 25 minutos e, aos 31 minutos, o centroavante mandou um cabeceio para o gol, mas o goleiro Lamp fez uma defesaça. O time visitante ainda mandou duas bolas no travessão.
O rubro-negro continuou indo atrás do placar, apostando em bolas cruzadas. Próximo do final da partida, aos 44 minutos, Léo Pereira fez 2 a 0 após uma cobrança de escanteio que deixou o zagueiro livre para cabecear.
Vitória na “bacia das almas”
Como sempre, Tite mais uma vez se mostra como um treinador de uma jogada só. Quando o adversário subia a marcação, forçava o Flamengo a sair jogando, mas, como o time parece não treinar saídas de bola, apostava nas ligações diretas.
Com Pedro em campo, o ataque parecia ter sentido, pois todas as bolas que demandavam disputa entre centroavante e zagueiros, o atacante do Mais Querido saía na frente. Porém, após sua saída, as disputas corpo a corpo não aconteceram de maneira equivalente.
Gabriel, que não tem característica de centroavante, mas de segundo atacante, esteve apagado no campo. Os melhores lances do ‘Predestina’ aconteceram a partir do meio campo, dando dinâmica a e invertendo as jogadas, a fim de mexer na defesa do time boliviano.
O técnico, porém, se limita às jogadas em transições ofensivas, onde a imposição física imperam sob o fundamento técnico de jogadores como De la Cruz, Arrascaeta e Gerson que, diga-se de passagem, saíram-se bem.
As articulações pelo meio campo, como na maioria dos jogos do ex-técnico da seleção brasileira, não aconteceram. Por isto que o Flamengo de Tite segue tão previsível.
Agora, o próximo compromisso do Mais Querido será no Engenhão, contra o Botafogo, pelo Brasileirão. O jogo acontecerá neste domingo (18), às 18h30 (de Brasília). Pedro e Gabriel se lesionaram e estão fora do confronto.
Carlinhos assume a titularidade na próxima partida e, muito provavelmente, jogará contra o Bolívar, na próxima quinta-feira (22). O jogo será em La Paz, na Bolívia, em 3.600 metros acima do nível do mar.