30.3 C
Manaus
30 de setembro de 2024
DestaquesPolítica

MPE pede impugnação da candidatura de Adail Pinheiro a prefeito de Coari

FOTO/REPRODUÇÃO

O Ministério Público Eleitoral (MPE) apresentou uma Ação de Impugnação de Registro de Candidatura contra Adail Pinheiro (Republicanos), que disputa eleição para prefeito de Coari.

Conforme a Lei Complementar nº 64/90, Adail está inapto a disputar as eleições deste ano municipais deste ano. Em 2016, um indulto presidencial afastou Adail Pinheiro da punibilidade. Entretanto, segundo o MP, os efeitos secundários da condenação seguem vigentes até o dia 22 de dezembro de 2024.

A Justiça do Amazonas condenou Adail Pinheiro por crimes de favorecimento à prostituição e exploração sexual. Os crimes estão previstos no Código Penal e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, suspendeu temporariamente os efeitos da condenação que envolvem a elegibilidade de Adail. Contudo, o promotor eleitoral, Bruno Escorcio Cerqueira Barros, que assina a ação, argumenta que a decisão do ministro possui caráter provisório e pode ser revogada a qualquer momento.

O veredito sairá nos próximos dias, após o Ministério Público Federal analisar a impugnação.

 

Leia mais

Homem é preso suspeito de invadir casa e matar atual namorado da ex-companheira, em Manaus

Marcilon Souza

Homem é espancado e tem corpo jogado em igarapé na zona Sul de Manaus

Marcilon Souza

Atacante do Vasco tem lesão grave no joelho e não vai mais jogar em 2024

Marcilon Souza

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais