27.3 C
Manaus
23 de agosto de 2025
DestaquesPolícia

Padre é preso suspeito de estupro contra adolescente em Coari (AM)

Foto: Divulgação

Manaus – A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) repassou mais detalhes sobre a investigação que levou a prisão do padre Paulo Araújo da Silva, 31, que utilizava de sua posição em uma paróquia do município de Coari (a 363 quilômetros a oeste de Manaus) para abusar sexualmente de menores de idade que frequentavam a igreja.

De acordo com o delegado José Barradas, titular da Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Coari, no momento da prisão, o padre estava com uma mulher de 18 anos na cama. A investigação chegou até o homem após denúncia de uma adolescente de 17 anos que ficou grávida após abusos.

Os crimes ocorreram em setembro de 2023. As denúncias informaram que o autor estava tendo relações sexuais com a vítima, filmava e armazenava em seu computador. O religioso também é suspeito de obrigar a vítima a cometer um aborto.

“A menor foi levada a delegacia e contou que desde os 14 anos tinha relação sexual com o padre. Ela engravidou no ano passado e o padre obrigou ela a abortar. Segundo ela, Francisco Rayner Barros Batista, um amigo do padre, foi quem levou o medicamento chamado ‘misoprostol’ para que a adolescente realizasse o aborto”, explicou o delegado.

Ainda segundo a polícia, após o aborto, o padre enterrou o feto no fundo do quintal da sua casa. “Essa adolescente sofria violência psicologica, ele obrigava a vítimas a ficarem com ele fazendo ameaãs do tipo ‘você é minha, você me pertence, se não ficar comigo, não ficará com mais ninguém”, contou o titular do DIP de Coari.

No momento da prisão, também foram aprrendidos R$ 30 mil, mais de 270 vídeos de sexo com adolescentes e com outras pessoas. O material e o padre foram encaminhados até a delegacia e as investigações continuam para saber se existem outros envolvidos e vítimas.

O delegado-geral da PC-AM, Bruno Fraga, falou sobre separar a situação da prisão do padre com a imagem da Igreja Católica que, segundo o delegado, ajudou durante as investigações. A polícia agora procura Francisco Rayner Barros Batista.

Ao menos quatro vítimas já foram identificadas e estão recebendo atendimento psicossocial. O homem vai passar por audiência de custódia e ficará à disposição da Justiça.

Veja vídeo:

 

Leia mais

Omar Aziz é destaque na categoria Melhores do Senado no Prêmio Congresso em Foco 2025

Matheus Valadares

Avião de pequeno porte faz pouso de emergência nas águas do Rio Negro

Matheus Valadares

Brasil sente efeitos positivos após indicações de corte de juros nos EUA

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!