Manaus- Funcionários da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) José Rodrigues, que fica no bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus , denunciaram um incêndio na manhã desta sexta-feira (23), que vem ocorrendo em uma área de mata atrás da unidade de saúde.
Segundo testemunhas, o incêndio é causado por pessoas que estão entrando na área de vegetação para invadir lotes de terreno, com o intuito de construir barracas e casas de madeiras na região na qual a ação só pode ser feita a partir do momento em que as árvores são cortadas e queimadas.
O problema é que com a grande quantidade de fumaça a unidade de saúde logo a frente acaba sendo prejudicada, sem contar que a estação de oxigênio do local fica bem ao lado do terreno.
Na noite desta quinta-feira (22), os funcionários registraram a grande labareda de fogo nas proximidades e logo em seguida acionaram a equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), que apagou as chamas.
Durante esta sexta-feira após novos focos de incêndio serem registrados nos terrenos, funcionários conseguiram apagar as chamas com ajuda de mangueiras da UPA, logo em seguida acionaram a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) para fiscalizarem a área ambiental.
A Polícia Militar da 27ª companhia interativa Comunitária foi acionada mas não compareceu no local.