Manaus – No interior do Amazonas existe muita diversidade. Uma delas é o futebol, um esporte que mexe com sentimentos. Essa paixão que une comunidades e fortalece laços, também é o berço de grandes histórias de superação, garra e talento que inspiram gerações. Diante dos diversos campos espalhados pelo Amazonas mais profundo, experiência e juventude entram em rota de colisão, onde compartilham experiências e ensinamentos e, através do esporte, formam pessoas de caráter.
Entre esses grandes nomes, Josian Mafumba de Carvalho, mais conhecido como “Morcego”. O jogador é uma lenda viva da seleção de Fonte Boa. Com 38 anos, o atleta é um dos principais nomes do futebol local há mais de 20 anos. Na Copa da Floresta 2024, tem ajudado a equipe na caminha invicta.
O ídolo dos ídolos
Morcego, nasceu na comunidade fonte-boense de Taiassutuba (AM), mas mora na cidade de Fonte Boa desde 2002 e trabalha na Secretaria de Esporte do município. Ele começou sua carreira futebolística ainda na infância, quando recebeu o apelido devido a sua baixa estatura. Desde então, construiu uma trajetória marcada por inúmeras vitórias e títulos, sempre inspirado por seu grande ídolo, Ronaldinho Gaúcho: “Ele é meu ídolo, eu sou muito fã dele, ele não jogava, ele brincava de jogar. É isso que eu tento fazer, jogar com alegria, com amor, fazer do meu futebol a minha vida e minha arte. Defender meu município com amor e alegria”, comenta Josian.
A carreira de Morcego na seleção de Fonte Boa começou em 2004. Entre suas principais conquistas, destacam-se os títulos da extinta Copa dos Rios, em 2014 e 2018. Em 2016, ele esteve perto de conquistar mais um título, mas terminou como vice-campeão. A dedicação de Josian ao esporte fez dele uma figura respeitada em toda a região, um verdadeiro emblema de amor pelo futebol.
Além dos campos, Morcego é um homem de família. Casado com Graciele Aurora Braga, ele é pai de dois filhos, Daniel Braga de Carvalho, de 15 anos, e Gabriele Braga de Carvalho, de 2 anos. É inspirado na família e em sua trajetória de vitórias, que Morcego pretende ajudar a seleção fonte-boense a chegar na semifinal da Copa da Floresta 2024.
Por outro lado, fazendo contraste com a experiência de Morcego, tem uma jovem promessa da seleção de Benjamin Constant. Trazendo esperança e renovação para o futebol do município está Antony de Souza Ribeiro, o “Orelha”, de 22 anos de idade. Em seu terceiro ano atuando pela seleção de sua cidade, Antony vem chamando atenção pela habilidade e comprometimento em campo. O jogador tem sido um dos destaques do time nessa campanha na Copa da Floresta.
Além de defender as cores de seu município, Antony, vive outra jornada de trabalho. Antony também é cabo do Exército Brasileiro, atuando na tríplice fronteira do Brasil, Peru e Colômbia. No futebol, Antony tem muitas inspirações, mas tem como seu maior ídolo Neymar Jr.: “Meu ídolo é o Neymar, gosto pela qualidade do drible, pela experiência dentro de campo, minha maior inspiração”, revela o jovem jogador, que sonha em seguir os passos de seu ídolo e deixar sua marca no futebol. Casado com Ellen Carla Dias Cahuaza e pai de um filho, Entony Thomaz Cahuaza, Antony mora com o pai e divide sua vida entre as responsabilidades militares, a família e o futebol. E mesmo com pouco experiência na competição intermunicipal, Antony espera incorporar Neymar Jr. fazendo os gols necessários para levar a seleção de Benjamin Constant para a semifinal da Copa da Floresta 2024.
Josian x Antony: o duelo final
Apesar de virem de uma derrota recente, Antony e a seleção de Benjamin Constant permanecem otimistas e determinados a lutar por uma vaga na final: “A gente vem de uma derrota, mas estamos confiantes. Nosso elenco é bom e está preparado. Agora é correr atrás do resultado, colocar o coração na ponta da chuteira e levar nosso município até a final”, afirma Antony, demonstrando a garra e a paixão que são características marcantes dos jogadores amazonenses.
Enquanto Josian “Morcego” Mafumba de Carvalho continua a inspirar com sua trajetória vitoriosa e sua dedicação ao esporte, jovens como Antony de Souza Ribeiro seguem seus passos, trazendo novos ares e esperanças para o futebol do interior do Amazonas. O legado de Morcego é inegável e a promessa de um futuro brilhante está garantida com a nova geração que, como ele, busca fazer história dentro e fora dos campos.