10 de janeiro de 2026
AmazonasDestaques

Seca dos rios pode deixar Manaus isolada em apenas 22 dias

FOTO/REPRODUÇÃO

O governo federal teve que a seca dos rios neste ano deixe Manaus isolada do ponto de vista logístico em 22 dias. A situação foi discutida entre técnicos nessa segunda-feira (2), no Palácio do Planalto.

A estiagem está ameaçando o transportve de mercadorias por via fluvial, afetando diretamente 2,3 milhões de manauaras. A principal preocupação do governo é com a estocagem de combustíveis. Outros itens, como remédios, por exemplo, são leves e podem ser transportados de avião em caso de emergência.

Outra possibilidade seria levar combustíveis até Itacoatiara, região metropolitana de Manaus. O trajeto do mar até a cidade pelo rio teria menos chances de se comprometer ate a capital.

Atualmente, o problema ambiental causado pelas queimadas na Amazônia, Pantanal e São Paulo é a principal mobilização do Palácio do Planalto. O presidente Lula cogitou uma reunião com os governadores na semana passada, mas o governo federal ainda não fechou uma proposta a ser apresentada aos chefes de governo estadual.

 

Leia mais

Chaiany e Jordana protagonizam discussão nas Casas de Vidro

Matheus Valadares

FAF divulga arbitragem da 1ª rodada do Campeonato Amazonense 2026

Matheus Valadares

BBB 26: conheça os candidatos da Casa de Vidro da Região Norte

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!