32.3 C
Manaus
20 de setembro de 2024
CidadeDestaques

Praia da Ponta Negra recebe cerquite para delimitação física da interdição para o banho por conta da estiagem

FOTO/REPRODUÇÃO

A Prefeitura de Manaus instalou um cerquite de mais de mil metros para delimitar fisicamente a área de interdição para banhistas na praia do complexo turístico Ponta Negra, zona Centro-Oeste. Essa limitação física é para impedir a passagem e conscientizar pessoas que insistem em tomar banho no rio, no trecho interditado desde a terça-feira, 17/9, em razão da estiagem.

O espaço recebe reforço de sinalização com placas sobre a proibição de não entrar no rio para manter a segurança dos frequentadores. As placas têm destaque em vermelho e estão instaladas em diversos pontos da faixa de areia e nos acessos.

A decisão de interditar a praia para o banho, em razão de segurança e de prevenção contra afogamentos, ocorre devido à proximidade entre o fim do aterro perene e o leito natural do rio, que pode apresentar alterações no terreno, como buracos, desníveis e depressões.

O Decreto 5.985/2024, de 17 de setembro, dispondo sobre a interdição, tem duração de 90 dias. Nesta sexta-feira, 20/9, a cota do rio Negro está na marca de 15,08 metros, tendo baixado mais 21 centímetros nas últimas 24 horas. Laudo e levantamento solicitados pela prefeitura ao Serviço Geológico do Brasil (SGB) auxiliaram no embasamento técnico.

Interdição

A interdição considera as normas de uso da praia perene, definidas em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado pela prefeitura, junto ao Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), com órgãos municipais e estaduais signatários do compromisso, incluindo Corpo de Bombeiros do Amazonas (CB-AM) e Polícia Militar.

De acordo com a cláusula 1, parágrafo 3º, a “interdição automática do uso da praia ocorrerá sempre que os laudos e/ou relatórios a que se referem os parágrafos anteriores comprovarem que a praia se encontra imprópria para o uso dos banhistas”.

Durante a interdição, o banho no rio fica proibido. A faixa de areia da praia da Ponta Negra está ampliada com a grande descida das águas e seguirá acessível, para uso de atividades esportivas e recreativas, assim como o funcionamento de todo o calçadão e demais estruturas do complexo.

Os corpos permanentes de segurança, incluindo da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), com a Guarda Municipal, ciclopatrulha, a Polícia Militar e bombeiros atuam no monitoramento da praia e na segurança dos banhistas, bem como na segurança e manutenção do patrimônio de todo o complexo. Equipes da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) reforçam os serviços de limpeza e higiene do calçadão e da praia perene.

Leia mais

Homem com tornozeleira é morto a tiros na zona Oeste de Manaus

Marcilon Souza

Homem é procurado por duplo homicídio em Coari no AM

Marcilon Souza

Amazonas Shopping dá início às inscrições da Corrida Kids, em comemoração ao Dia das Crianças

Marcilon Souza

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais