Manaus – A Federação Amazonense de Futebol completa 58 anos nesta quinta-feira (26). Fundada em 26 de setembro de 1966, a origem da entidade parte dos representantes dos clubes São Raimundo EC, Nacional FC, Atlético Rio Negro Clube, Nacional Fast Clube, América FC, Sul América EC e União Esportiva Portuguesa, que fundaram a FAF.
Antes de ganhar esta denominação, o futebol do Amazonas teve várias ligas como Liga Amazonense de Football, que posteriormente passou a ser denominada Liga Amazonense de Sport Athléticos (LASA), e Federação Amazonense de Desportos Atléticos (F.A.D.A).
Nos seus primeiros anos, a entidade levou a Seleção Brasileira para inaugurar o Estádio Vivaldão, até então o maior estádio de futebol de Manaus. Em 2014, ele foi demolido para dar espaço à Arena da Amazônia, uma das sedes da Copa do Mundo de 2014.
A Federação Amazonense realiza os campeonatos Amazonense Séries A e B; Amazonense Feminino Principal, Sub-17 e Sub-15; Amazonense Sub-8, Sub-10, Sub-12, Sub-14, Sub-16, Sub-18 e Sub-20.
A Copa da Floresta também faz parte do calendário da FAF. A competição foi inaugurada em 2023 e é uma parceria entre a Federação Amazonense de Futebol e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Atualmente, a FAF é presidida por Ednaílson Rozenha.