7 de setembro de 2025
DestaquesPolítica

Alberto Neto usa pesquisa de instituto que nunca acertou resultado e pertence a Sabá Noronha

Foto: Reprodução

O Instituto Marca Pesquisa + Mercado divulgou na manhã desta segunda-feira (14) uma pesquisa que teria feito em Manaus sobre o segundo turno. A pesquisa tem sido utilizada pela campanha de Alberto Neto (PL) para motivar apoiadores, no entanto o instituto nunca acertou um resultado e pertence ao publicitário Sabá Noronha, investigado pela Polícia Federal na operação Nirmata, por produção de deepfake contra David Almeida (Avante), adversário de Alberto.

Conforme a Receita Federal o instituto surgiu em junho de 2023. No Instagram, a Marca possui apenas 9 seguidores e sua primeira publicação foi no dia 7 de junho deste ano, divulgando sua primeira pesquisa.

“Errou” todas as pesquisas

A primeira “pesquisa furada” divulgada foi em Goiânia, que apontava Gustavo Gayer e Vanderlan Cardoso em primeiro e segundo lugar. No entanto foram pra segundo turno Fred Rodrigues e Mabel (que aparecia em 5º) na pesquisa.

A segunda “pesquisa furada” divulgada foi de Natal (RN) que apontava Carlos Eduardo em primeiro (14,27%), seguido de Paulinho Freire (9,88%) e Natália Benevides (6,22%). Carlos Eduardo sequer foi para o segundo turno que hoje é disputado por Paulinho e Natália.

A terceira “pesquisa furada” da Marca foi em Belo Horizonte (MG) que apontava Mauro Tramonte em primeiro com 27,26%, Bruno Engler com 10,22% e Duda Salabert com 8,34%. Engler e Fuad Nomam são quem disputam o segundo turno.

Pesquisa alfaiate

Diante de todo o histórico e quem está associado ao instituto de pesquisa acenderam o alerta na justiça eleitoral e na campanha adversária de que Institutos de Pesquisa poderão ser utilizados para divulgar resultados manipulados.

Leia mais

Manifestação em defesa de Bolsonaro reúne apoiadores na Ponta Negra

Matheus Valadares

Senador Eduardo Braga destina R$ 3,3 milhões para obras de asfalto em Iranduba

Matheus Valadares

Nikolas Ferreira critica Davi Alcolumbre e chama senador de covarde em manifestação em BH

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!