33.3 C
Manaus
24 de agosto de 2025
AmazonasDestaques

Semana do Livro e da Biblioteca: Escritor Márcio Souza é homenageado em mostra bibliográfica

Foto: David Martins/SEC

Nesta quinta-feira (17/10), em homenagem a um dos maiores nomes da cultura amazônica, Márcio Gonçalves Bentes de Souza, a Biblioteca Genesino Braga iniciou a Mostra Bibliográfica Marcio Souza, proporcionando uma verdadeira imersão ao universo de obras do amazonense que marcou gerações e contribuiu profundamente para a forma como o Brasil e o mundo enxergam a Amazônia. A biblioteca está localizada no Centro Cultural Anibal Beça, na avenida Altaz Mirim, bairro Novo Aleixo, zona norte de Manaus.

A mostra, que conta com obras literárias da trajetória de Márcio Souza, escritor, romancista e cronista, segue no espaço até sexta-feira (18/10), de 9h às 15h, integrando a programação da 4º edição da Semana do Livro e da Biblioteca, promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. A semana temática se estende até 23 de outubro, nas bibliotecas mantidas pelo estado. O evento é gratuito e aberto a todas as idades.

“A biblioteca é uma instituição centenária que guarda boa parte da nossa história, então é uma forma de mostrar para as pessoas o que temos em nosso acervo sobre a cidade e para fazer essa linha entre preservação e conhecimento do nosso patrimônio histórico.”, disse o bibliotecário e organizador do evento, David Carvalho.

Mostra bibliográfica

Foto: David Martins/SEC

Nascido em Manaus em 1946, Márcio Souza iniciou sua carreira como crítico de cinema no jornal O Trabalhista. Ele se tornou roteirista e diretor, e sua paixão pela Amazônia permeou tanto suas obras cinematográficas quanto seus romances e ensaios.

A bibliotecária da Biblioteca Genesino Braga, Mônica Farah, comenta que a mostra bibliográfica Márcio Souza veio para enriquecer ainda mais a importância e o legado que o autor deixou para comunidade, e para todos os amantes da leitura amazonense.

“É uma oportunidade imensa pro público conhecer um pouco mais sobre o fantástico mundo de Márcio Souza, que foi e sempre será lembrado por toda a sua trajetória literária e todo o seu leque de informações e experiências que ele deixou”, destaca Mônica.

Obras literárias

As obras de grande destaque do autor amazonense, estão compondo o cenário da biblioteca e podem ser manuseadas no local. O auxiliar da Biblioteca Genesino Braga, Eduardo Almeida, conta que são livros ricos em detalhes amazônicos.

Foto: David Martins/SEC

“Márcio Souza traz a Amazônia de uma maneira ficcionista, mas também traz a realidade da história de uma maneira mais contraída e que, assim, chama a atenção dos leitores para esse universo amazônico que é tão desconhecido até aqui pelos brasileiros”, enfatiza.

Eduardo explica que uma dessas obras é “Galvez – Imperador do Acre” e “Mad Maria”, que são testemunhos de sua profunda conexão com a história e as questões sociais da região. Outro livro que também merece destaque, é a “A Caligrafia de Deus”, onde o Márcio Souza brinca com as palavras, trazendo humor à publicação. Os livros são traduzidos em várias línguas, o que culminou no seu reconhecimento nacional e internacional.

Aniversário de Manaus

A programação da Semana do Livro e da Biblioteca iniciou nesta quarta-feira (16/10), com a mostra bibliográfica “Manaus: Patrimônio e Memória da Belle Époque”, na Biblioteca Pública do Amazonas, rua Barroso, no Centro. A mostra, em comemoração aos 344 anos de Manaus, celebra a rica história da cidade durante o auge do ciclo da borracha, quando a capital se firmou como um importante centro econômico e cultural.

No local, os livros e jornais retratam os prédios históricos que marcaram o desenvolvimento arquitetônico e cultural da cidade. O setor de periódicos na biblioteca abrange tanto jornais como revistas amazônicas e o contexto nacional.

A responsável pelo acervo, Pamela Soares, reforça que a ideia da exposição é justamente trazer o resgate de jornais e revistas que contam a história de Manaus nesse período, além de curiosidades como a mudança de idade da cidade. “Porque para alguns Manaus é considerada em 1669, para outros em 1884. Então tem esse mistério, qual é a verdadeira idade de Manaus? E aqui a gente conta em jornais a verdadeira história”, salienta Pamela.

A mostra bibliográfica conta também com obras raras, uma delas retrata o primeiro centenário de Manaus (1848 a 1948) e outra, o governo de Silvério Neri (1901 a 1902). Estas obras estão digitalizadas, permitindo o acesso à versão digital na exposição. Para quem ainda não teve a chance de visitar a exposição, a Biblioteca Pública do Amazonas estará aberta neste sábado (19/10), das 9h às 15h e, excepcionalmente neste domingo (20/10), das 9h às 13h.

Após esse fim de semana especial, a exposição seguirá em cartaz até 31 de outubro, podendo ser visitada durante o horário padrão da biblioteca, que é de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h.

Programação

Foto: David Martins/SEC

Também na sexta-feira (18/10), às 9h, a programação se estende à Sala de Leitura do Centro de Convivência Magdalena Arce Daou, avenida Brasil, s/nº, Santo Antônio. A ocasião oferece uma “Prosa com Sabor”, um encontro que busca proporcionar aos participantes a oportunidade de compartilhar suas impressões sobre obras literárias enquanto desfrutam de uma experiência sensorial complementar, com lanches temáticos que enriquecem o clima de descontração e criatividade.

Executada pelo Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, o objetivo da 4º edição da Semana do Livro e da Biblioteca é promover desde o livro físico até o digital, abordando as formas de preservação e homenagens a escritores, além da troca de livros e divulgação de histórias.

Leia mais

‘Amostradinhos’ assaltam loja de conveniência em Manaus e levam garrafas de whisky

Matheus Valadares

‘Mistério’, acusado de matar cantor por engano, é preso com ‘blindadas’ e pistoleiro em Coari

Matheus Valadares

Omar Aziz lidera a corrida para Governador do Amazonas em 2026, com 51% das intenções de voto

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!