25.3 C
Manaus
22 de novembro de 2024
DestaquesPolítica

Relator da Comissão de Impeachment pede arquivamento do processo na Aleam

O deputado Doutor Gomes (PSC), relator do processo de impeachment do governador Wilson Lima (PSC) e do vice, Carlos Almeida (PTB), pediu o arquivamento das denúncias por crime de responsabilidade. Nesta quinta-feira (30), Gomes, que é do partido de Lima, entregou um relatório com justificativas para o pedido.

A comissão especial foi instaurada na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) no dia 14 deste mês, após a primeira eleição ser anulada por incompatibilidade do número de membros. Na terça-feira (28), o Sindicato dos Médicos do Amazonas (Simeam) ingressou com um requerimento para que deputados citados em lista apreendida pela Polícia Federal, suspeitos de receber propina, fossem excluídos da comissão.

Na segunda-feira (27), quando parlamentares pediram para fazer diligências e buscar novas informações sobre os supostos crimes de responsabilidade, denunciados pelo Simeam, Doutor Gomes reclamou que as atividades poderiam atrapalhar a produção do relatório.

“Eu não terei tempo pra agir com tanta velocidade em cima de uma análise, eu quero só alertar. Peçam o que têm de pedir, mas o façam com urgência”, declarou Gomes, na segunda-feira.

No entanto, ele entregou o documento de 32 páginas antes do prazo previsto, que encerra na segunda-feira (3). Na parte inicial, constam as denúncias apresentadas pelo Sindicato dos Médicos.

ntre elas, as ocorrências de mortes de crianças da Maternidade Ana Braga, e em outras maternidades do Estado por falta de equipamentos, medicamentos e negligência de profissionais. Na sequência, constam as defesas do governador e do vice.

Na parte final do relatório consta o voto de Doutor Gomes, em que ele relata que os denunciantes não conseguiram apresentar provas das alegações. Ele finaliza votando pela rejeição da denúncia e, como consequência, o arquivamento dos pedidos de impeachment.

Deputados de oposição criticaram a pressa em entregar o relatório e aprová-lo. O deputado Wilker Barreto (Podemos) disse que a atitude é uma estratégia por conta de novas movimentações da Operação Sangria previstas para a próxima semana, que teve o governador Wilson Lima como um dos alvos.

“A peça foi entregue hoje, teremos poucas horas para ler, no intuito claro de prejudicar a oposição e o povo do Amazonas. Fica o meu repúdio na atitude claramente em defesa do governo, contrária aos interesse do povo”, disse Barreto.

De acordo com a deputada Alessandra Campêlo (MDB), que é presidente da Comissão, o grupo se reunirá nesta sexta-feira (31) para discutir e deliberar sobre o parecer.

Em até 48 horas após a publicação do parecer, o documento será incluído na Ordem do Dia e discutido em Plenário. Cinco representantes de cada partido ou bloco partidário poderão falar, durante uma hora, sobre o parecer. Após a discussão e votação nominal aberta, o processo poderá ser arquivado ou recebido. O quórum para deliberação é de maioria simples.

Leia mais

VEJA: Suposto amigo ex3cut@ homem a tiros dentro de táxi em Iranduba

Matheus Valadares

Inter supera Vasco em luta por vaga direta para a Libertadores

Matheus Valadares

Jojo Todynho vira “mãe à distância” e bancará jovem angolano até o ensino superior

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais