26.3 C
Manaus
23 de novembro de 2024
DestaquesMundo

Cuba começa a restaurar energia após passagem do Furacão Rafael

FOTO/REPRODUÇÃO

Autoridades de Cuba informaram, nessa quinta-feira (7), que começaram a restabelecer a energia elétrica no lado leste da ilha, um dia depois de o Furacão Rafael derrubar a rede do país, deixando 10 milhões de pessoas no escuro.   

A rede caiu na quarta-feira, depois que a tempestade atravessou Cuba com ventos de até 185 quilômetros por hora, danificando casas, derrubando árvores e postes telefônicos.

O furacão se dirigiu ao Golfo do México e não é mais uma ameaça a qualquer região, disse o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos, que tem sede em Miami.

O Furacão Rafael foi o mais recente problema enfrentado pela precária rede elétrica da ilha comunista. O sistema já havia caído várias vezes há duas semanas, deixando muitos habitantes sem eletricidade por dias, o que causou protestos.

O Ministério das Minas e Energia disse que está restaurando a eletricidade em regiões do centro e do leste de Cuba, mas alertou que o processo será mais lento em outras regiões da ilha, que foram atingidas de forma mais dura pela tempestade.

Havana, capital do país e que tem 2 milhões de habitantes, continuava ontem sem energia elétrica. As obsoletas usinas a petróleo lutam há décadas para manter as luzes acesas na ilha, mas neste ano o sistema entrou em crise depois que caíram as importações do produto procedente da Venezuela, Rússia e do México.

Leia mais

Polícia procura por homem suspeito de ameaçar e divulgar imagens íntimas da ex-namorada no AM

Marcilon Souza

Criminoso encapuzado rouba dois estudantes na Zona Norte de Manaus

Marcilon Souza

Motorista de APP fica ferido após acidente em avenida de Manaus

Marcilon Souza

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais