O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que pretende ter uma relação democrática e civilizada com o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, do Partido Republicano.
Antes do pleito presidencial nos Estados Unidos, Lula chegou a declarar apoio à democracia Kamala Harris, que nas palavras de Lula, “seria o caminho mais seguro para fortalecer a democracia”.
Em entrevista à CNN Internacional, Lula ressaltou que o Brasil e os Estados Unidos possuem uma relação comercial sólida.
“Eu acho que nós dois, como chefes de Estado de dois países importantes nas Américas, temos que ter uma relação muito civilizada e democrática, porque o Brasil tem uma relação comercial privilegiada com os Estados Unidos, e os Estados Unidos têm um estoque de investimentos muito grande no Brasil”, afirmou ele.
Lula lembrou que teve uma boa relação com outros três presidentes dos Estados Unidos: George W Bush, Barack Obama e Joe Biden.
“Eu acho que dois chefes de Estado, quando se encontram, nós temos que conversar sobre os interesses dos Estados Unidos e os interesses do Brasil”, enfatizou ele.