27.3 C
Manaus
15 de novembro de 2024
DestaquesMundo

Joia rara bate valor de 51 milhões em leilão na Christie’s em Genebra

Foto: Freepik

Uma rara esmeralda quadrada de 37 quilates, montada num broche da casa Cartier para o príncipe Aga Khan foi vendida por 8,8 milhões de dólares (cerca de R$ 51 milhões), no leilão da Christie’s, em Genebra. O valor foi recorde em um leilão para este tipo de pedra preciosa e a venda histórica desbancou o título mundial que pertencia a uma joia da casa Bulgari.

“As esmeraldas estão em alta neste momento e esta preenche todos os requisitos. Uma esmeralda desta qualidade só aparece à venda a cada cinco ou seis anos. A esmeralda é extremamente fina e plana, o que a faz parecer uma pedra de 50 quilates.  completamente uniforme”, destacou Max Fawcett, chefe do departamento de joalharia da Christie’s.

O broche, que pode ser usado ainda como pendente, é cravejado com 20 diamantes de lapidação marquise e tem 23,44 quilates. Khan encomendou à Cartier em 1960 e deu à sua mulher Nina Dyer. Em 1969, foi adquirida pelo joalheiro Van Cleef & Arpels e anos mais tarde, o broche passou para as mãos de Harry Winston, o joalheiro norte-americano apelidado de “o rei dos diamantes”.

Mas, esta peça foi, além disso, oferecida por Richard Burton a lendária atriz Elizabeth Taylor como presente de noivado, tendo sido vendida na ocasião por 6.578.500 dólares (6,2 milhões de euros) na Christie’s em Nova Iorque como parte da famosa coleção de joias de uma das maiores estrelas de Hollywood.

Leia mais

Patroa suspeita de matar babá em Manaus consegue liberdade provisória

Matheus Valadares

Menina de 11 anos denuncia abuso de companheiro da mãe no AM

Marcilon Souza

Zamith recebe partida de encerramento do Amazonas FC na Série B em casa

Marcilon Souza

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais