O empresário Francisco Canindé, marido da prefeita eleita Kelly Lobato (UB), foi responsável por mandar matar a tiros o idoso Antônio Candeia Oliveira, 72, na cidade de Amapá, a 310 km de Macapá. O crime aconteceu na tarde desse sábado (23), por volta das 16h.
Na imagem, o idoso apare discutindo com o empresário sobre uma negociação de terras. Em seguida, Antônio Carlos Lima de Araújo, ex-militar do Exército e cunhado de Francisco, sai do carro e passa a discutir com o idoso.
Após a troca de ofensas, o idoso insultou Antônio Carlos, que em seguida retirou a arma do quadril e disparou várias vezes contra a vítima.
Candeia, que também estava armado, ainda tentou retirar o revólver 38 de uma sacola, mas Antônio não conseguiu reagir a tempo e Francisco o executou com mais tiros.
Assustado, o jovem que faz a filmagem de desespera e diz: “Não faz isso! A gente não veio para m@tar ninguém.”, e em seguida abandona o local.
Após a prisão em flagrante do mandante do crime, o delegado Stephanie Dagher relatou que acredita na possibilidade de crime premeditado.
“O idoso realmente estava com uma arma no momento em que cai. Mas, para mim, esse é o verdadeiro motivo pelo qual chegaram filmando: para dar a entender que houve legítima defesa. Os envolvidos provocaram e planejaram a ação a fim de parecer que houve apenas uma reação do atir@d0r. O ex3cut0r forçou a situação.”, enfatizou o delegado.
O empresário se entregou na delegacia, acompanhado de advogados. Já o ex-militar do Exército segue foragido.