27.3 C
Manaus
23 de agosto de 2025
CidadeDestaques

Prefeitura de Manaus amplia ações contra lixeiras viciadas e promove conscientização ambiental

Foto: Divulgação/Semulsp

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), ampliou as ações de remoção de resíduos sólidos e combate às lixeiras viciadas na cidade. O trabalho envolve o uso de equipamentos mecanizados para recolher grandes volumes de lixo acumulado e segue um cronograma elaborado pela secretaria, que prioriza locais críticos identificados previamente.

Após a remoção dos resíduos, as equipes realizam atividades educativas junto à comunidade local. O objetivo é conscientizar moradores e comerciantes sobre os impactos do descarte irregular de lixo e estimular práticas de reeducação ambiental.

“Esse trabalho é fruto de uma determinação do prefeito David Almeida, que quer ver Manaus limpa, organizada e agradável para todos. Contudo, a participação da população é indispensável. Não adianta limparmos hoje se amanhã o lixo voltar. É preciso mudar hábitos e promover um esforço conjunto”, afirmou o secretário da Semulsp, Sabá Reis.

Espaços sustentáveis

A estratégia da prefeitura inclui, além da limpeza, intervenções para transformar os locais antes dominados pelo lixo. Em áreas específicas, são criados jardins e espaços paisagísticos que valorizam o ambiente e desencorajam o descarte irregular. Em outros pontos, a solução tem sido a instalação de lixeiras ambientais, que facilitam a separação de resíduos e estimulam a coleta seletiva.

Áreas estratégicas

A Semulsp também realiza um trabalho contínuo em áreas consideradas estratégicas para a cidade. A região central de Manaus, por exemplo, recebe equipes de limpeza atuando 24 horas, por dia, para garantir que o espaço se mantenha organizado e atrativo. Outros locais, como a avenida Arquiteto José Henrique, na zona Norte, e as orlas da cidade também estão incluídos no cronograma regular de limpeza.

Leia mais

Aeronave declara emergência e pousa com segurança no Aeroporto de Manaus

Matheus Valadares

STF condena deputada Carla Zambelli a 5 anos de prisão por porte ilegal de arma e constrangimento ilegal

Matheus Valadares

Governo do Amazonas divulga novo boletim sobre a cheia e ações de apoio às vítimas

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!