25.3 C
Manaus
26 de novembro de 2024
AmazonasDestaques

Amazônia tem 90% dos incêndios florestais do Brasil em 2024

Em 2024, a Amazônia concentrou 90% dos incêndios florestais registrados no Brasil. O dado preliminar foi apresentado por especialistas do Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa (SEEG) durante a COP29, em Baku, no Azerbaijão.

Entre janeiro e outubro deste ano, 27 milhões de hectares queimaram no Brasil.

Cerca de 74% foi de vegetação nativa como florestas, savanas e áreas de pastagens, os outros 27% foram em florestas sensíveis ao fogo, ou seja, que não deveriam queimar em condições normais.

De acordo com o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), houve um aumento de 5,7 vezes na área de floresta queimada no Brasil este ano em comparação com o ano passado, e um aumento de 6,2 vezes na Amazônia.

Em setembro, 60% do Brasil ficou mergulhado em fumaça de queimadas provenientes principalmente do Pantanal e da Amazônia.

Ainda conforme os dados apresentados, este ano, quase 19 milhões de brasileiros foram afetados pela fumaça e os prejuízos passaram dos R$2 bilhões.

De acordo com o cálculo do Observatório do Clima (OC), para ficar alinhado com as metas estabelecidas pelo Acordo de Paris, o Brasil precisaria, até 2035, reduzir suas emissões de gases de efeito estufa entre 87% e 106% em relação aos níveis de 2005 — ou seja, o país não apenas deveria zerar as emissões de carbono, mas também absorvê-lo da atmosfera.

A Amazônia é o bioma que responde pela maioria das emissões provindas do desmatamento: em 2023, foram 65% do total.

 

Leia mais

Brasil é o sexto país a alcançar 50 GW de energia solar

Central de Jornalismo

VEJA: Funcionário de UBS do bairro Cachoeirinha usa golpe de jiu-jitsu para imobilizar assaltante

Central de Jornalismo

Moraes retira sigilo de inquérito de tentativa de golpe

Central de Jornalismo

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais