Uma operação da Polícia Federal desarticulou o esquema de uma organização criminosa que fazia vendas ilegais e gerou prejuízo de mais de R$ 80 milhões à receita.
A PF cumpriu 76 mandados de busca, apreensão e sequestro de bens, como carros de luxo, vários iPhones, celulares, acessórios e altas quantias em dinheiro. Em Manaus, a loja Apple Tech, localizada na rua São Luiz, bairro Adrianópolis, foi alvo da “Operação Circuito Escondido”.
O esquema envolvia compras clandestinas através de “coaches” e “especialistas” na importação de eletrônicos. Os influenciadores digitais ensinavam seus seguidores a burlarem o sistema da Receita Federal, a fim de não pagarem impostos sobre a mercadoria.
Os envolvidos também ostentavam viagens e carros importados nas redes sociais. De acordo com a polícia, os influenciadores compraram tudo de maneira ilícita.
A atuação da Polícia Federal também acontece em outros três estados, como Mato Grosso, Goiás e Tocantins. Os suspeitos responderão por crimes de incitação ao crime, evasão de divisas, lavagem de capitais e organização criminosa.