A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), realizou, nesta quinta-feira, 12/12, o segundo dia de atendimentos da campanha “Natal Para Todos”, voltada para o acesso à cidadania de pessoas em situação de rua.
Ao longo de toda manhã, usuários oriundos da praça dos Remédios, no Centro Histórico de Manaus, foram transportados até o Centro de Referência Especializado para a Pessoas em Situação de Rua (Centro POP), na zona Centro-Sul, para ter acesso a serviços de saúde, assistência social, empregabilidade e estética, de forma totalmente gratuita.
“A palavra de ordem hoje é oportunidade, já que em muitas das vezes essas pessoas são invisibilizadas aos olhos da sociedade. Quando você aborda esses usuários e tem uma conversa, tem um diálogo para saber quem são e do que precisam, você dá voz a quem antes era invisível”, destacou a diretora do Departamento de Proteção Social Especial da Semasc, Helane Moreira.
Serviços como atualização e inserção do Cadastro Único para a inscrição em benefícios sociais, vacinação e orientações para vagas de emprego foram os carros-chefe da manhã, mas o corte de cabelo gratuito também formou uma considerável fila no pátio do Centro POP.
De acordo com a chefe da Divisão de Média Complexidade, Márcia Helena Braga, essa variedade de serviços é essencial para a reconstrução da cidadania dos atendidos. “Trabalhamos a perspectiva de que, por meio desses serviços, essa população possa sair da rua ou pelo menos para que possa dar início à trajetória que a levará à saída”, explicou.
A campanha “Natal para Todos” conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), da Secretaria Municipal de Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi) e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL).