Uma menina de 5 anos foi morta por um crocodilo-de-água-salgada quando tomava banho num lago em vilarejo de Bangka (Indonésia).
Caca estava entrando se juntando aos pais para um banho quando foi arrancada da margem do rio pelo réptil.
A tragédia ocorreu por volta das 9h da manhã de sábado (11/1). O crocodilo-de-água-salgada arrastou Caca para as profundezas turvas do lago enquanto seus pais tentavam desesperadamente salvá-la.
Equipes de resgate, incluindo a polícia local, moradores e membros da agência de busca e resgate Bangka Belitung, trabalharam durante o dia para localizar a criança.
Horas depois, o crocodilo foi capturado e trazido para terra firma. O corpo de Caca, que teve seu crânio esmagado pelas mandíbulas da fera, foi recuperado na manhã de domingo (12/1), de acordo com o “Sun”. Não foi informado se o animal foi abatido.
O lago onde ocorreu o ataque é um remanescente da época da exploração de minério de estanho e se tornou um habitat para crocodilos.
A Indonésia registra quase 10 vezes mais ataques de crocodilos-de-água-salgada do que qualquer outro país. Os predadores podem crescer até 7 metros de comprimento e pesar mais de 1 tonelada, o que os torna o maior réptil do mundo. O quadro é em parte explicado pelo avanço de atividades humanas em habitats naturais dos répteis.
Desde 2014, de acordo com os registros oficiais, pelo menos 478 pessoas foram mortas e outras 531 feridas em ataques de crocodilos no país, mas acredita-se que o número seja ainda maior, por causa de casos não notificados.
Até turistas têm sido alvos de ataques letais. Em 2016, um visitante russo foi morto por um crocodilo nas Ilhas Raja Ampat, um destino de mergulho mundialmente conhecido.