27.3 C
Manaus
26 de janeiro de 2026
Amazonas

Produtores de Barreirinha têm R$ 180 mil aprovados em crédito rural para investimentos na pecuária

Para fortalecer a pecuária na região do Baixo Amazonas, o Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam) de Barreirinha, está intensificando a elaboração de projetos de crédito rural. No final do mês de julho, a Agência de Fomento do Amazonas (Afeam) aprovou três projetos, no valor total de R$ 180 mil, por meio dos programas Pró-Mecanização e Pró-Calcário para o município.

Ao todo, uma área de 41 hectares receberá o serviço de mecanização, calagem e correção do solo. Os pecuaristas que obtiveram os projetos de crédito aprovados são das comunidades Freguesia do Andirá, Tucumanduba e Distrito de Santa Maria do Lago Preto.

Para o diretor-presidente do Idam, Valdenor Cardoso, a aprovação dos projetos de crédito prova que os agentes financeiros estão dispostos a fomentar o setor primário, e os produtores, por sua vez, necessitam acessar o crédito. “É excelente que os projetos sejam aprovados, isso confirma o trabalho técnico oferecido pelo Idam e também é resultado da força-tarefa criada pelo instituto para acelerar a análise preliminar do Cadastro Ambiental Rural (CAR) que é um registro eletrônico essencial no momento de contratação do crédito”, destacou.

De acordo com o gerente do Idam em Barreirinha, Marcos Batista, o município tem como principal atividade a pecuária de corte e leite com um rebanho de 35 mil animais, entre bovinos e bubalinos. No município, o Idam tem incentivado a adoção de novas tecnologias para o desenvolvimento de uma pecuária sustentável.

“Esses programas Pró-Mecanização e Pró-Calcário, incentivados pelo Governo do Amazonas, proporcionam o acesso às novas tecnologias do campo, como é o caso da mecanização agrícola, que tem oportunizado ao agricultor e pequeno produtor aumento na produção, maior rentabilidade, e ainda a utilização de uma determinada área de cultivo por muito mais tempo, sem precisar desmatar novas áreas”, pontuou Marcos.

Projeto Prioritário – A pecuária de corte e de leite está entre os 21 Projetos Prioritários elaborados pelo Idam com execução até 2022. O objetivo é aumentar a produção e produtividade da bovinocultura e bubalinocultura nos municípios que apresentam maior produção no Amazonas, com diretrizes voltadas a segurança alimentar e nutricional, geração de ocupação e renda na zona rural.

Leia mais

Vídeo mostra os últimos momentos de jovem que morreu em flutuante no AM

Matheus Valadares

Acidente em Itacoatiara mata filho de vereadora após colisão com palmeira

Matheus Valadares

Ataque de onça assusta moradores do Cacau-Pereira, em Iranduba

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!