14 de setembro de 2025
Cidade

Prefeitura realiza ação de sensibilização em principais vias pelos 14 anos da Lei Maria da Penha

Nesta sexta-feira, 7/8, dia que a Lei Maria da Penha completa 14 anos, a Prefeitura de Manaus realizou uma ação de sensibilização em algumas das principais vias da cidade. A atividade se concentrou na avenida Djalma Batista com a rua Pará, boulevard Álvaro Maia com avenida Major Gabriel e rotatória do Eldorado, no Parque 10. Às 18h, será realizada uma live para discutir os avanços teóricos e práticos da Lei Maria da Penha.

A Lei Federal 11.340/2006, mais conhecida como Lei Maria da Penha, criou mecanismos para prevenir e coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher. E foi com o intuito de promover a conscientização e encorajar mulheres a denunciar que a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) realizou essa sensibilização.

“Estamos aqui para conscientizar, porque a denúncia é o maior aliado da mulher nesse momento. Ela precisa ter conhecimento de que existe uma lei como a Lei Maria da Penha que ampara essa mulher em momentos de dificuldades na sua vida doméstica. E nós, enquanto instituição, estamos prontos para apoiá-las, como nos orienta o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto“, destacou a subsecretária municipal de Políticas Afirmativas para Mulheres e de Direitos Humanos, da Semasc, Cleny Rodrigues.

A sensibilização acontecerá, também, em instituições parceiras como a Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher (Deccm), entre outros, como explica a subsecretária. “Neste mês teremos mais ações. Entre elas, está a distribuição de folhetos em instituições parceiras para que mais mulheres tenham conhecimento dos nossos serviços e que possam nos procurar para podermos assisti-las”.

Live

Com o tema “Os avanços teóricos e práticos da legislação”, a transmissão da live será nesta sexta-feira, 7/8, com início às 18h, por meio da página oficial da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), a @Semascmanaus no Facebook.

 

live também vai abordar a sanção do prefeito de Manaus, Arthur Neto, na última segunda-feira, 3/8, com a Lei Municipal n° 2.646/2020, que institui medidas de prevenção e combate ao assédio sexual às mulheres no transporte público. Publicada na edição nº 4.895, do Diário Oficial do Município (DOM), a nova legislação busca coibir, alertar e conscientizar a população sobre a seriedade do tema, por meio de uma campanha permanente de ações afirmativas, educativas e preventivas.

Leia mais

VEJA: ‘Grauzeiro’ embriagado causa acidente fatal de trabalhador no Colônia Antônio Aleixo

Matheus Valadares

Manaus enfrenta onda de calor e registra 36,1 °C, a maior temperatura de 2025

Matheus Valadares

Manobra irregular provoca acidente fatal de motociclista por app na Av. das Torres

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!