Vídeo de ato racista viralizou na internet nesta 6ª feira (7.ago.2020). As imagens mostram entregador de aplicativo de pele negra sendo ofendido por 1 homem branco por causa de 1 problema com o interfone do condomínio. Várias celebridades repercutiram o vídeo e manifestaram apoio à campanha antirracista.
O entregador é Matheus Pires, de 19 anos. No vídeo, ele é alvo de provocações do contabilista Mateus Abreu Almeida Prado Couto, que chega a dizer que o entregador “tem inveja disso aqui“, e aponta para a própria pele branca. O agressor também diz que o motoboy é “semianalfabeto”; que ele tem inveja das famílias que moram no condomínio, localizado em Valinhos, São Paulo. O homem branco ainda declara que o jovem não tem onde morar nem “nunca vai ter” nada do que ele estava mencionando.
O caso ocorreu em 31 de julho, mas só viralizou depois que a mãe do jovem publicou o vídeo nas redes sociais na noite de 5ª feira (6.ago). Veja o vídeo abaixo
Matheus Pires chamou a polícia. Os 2 foram levados para a delegacia. O entregador registrou boletim de ocorrência para denunciar as agressões verbais e crime de racismo. Foi aberta uma investigação para apurar crime de injúria racial. Mateus Abreu ainda não prestou depoimento. Caso seja condenado, pode pagar multa e ser preso por até 3 anos.
Celebridades se manifestaram contra as humilhações ao entregador.
