27 de fevereiro de 2025
BrasilDestaques

Combate ao crime organizado no Rio é tema de reunião entre STF e PF

FOTO/REPRODUÇÃO

Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) se reuniram nesta quarta-feira (26) com o diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues. O objetivo foi a discussão de medidas para combatr o crime organizado. O tema é central no julgamento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) das Favelas, que aborda a letalidade das operações policiais no Rio de Janeiro.

O encontro foi promovido pelo presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso. Também participaram o ministro Edson Fachin, relator do processo, e o diretor de inteligência da PF, Leandro Almada.

Informações sobre Segurança Pública

Segundo informações da Corte, a reunião buscou coletar dados sobre a segurança pública no Rio. Esses dados ajudarão os ministros a tomar uma decisão informada no processo. A Corte afirmou: “A gravidade da situação exige o cotejo entre as urgentes demandas por mais segurança e a proteção dos direitos constitucionais de todos os cidadãos.”

Andamento do Julgamento

No início deste mês, o STF começou a julgar a ADPF nº 635, conhecida como ADPF das Favelas. Essa ação foi protocolada em 2019 pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB). A Corte já determinou medidas para reduzir a letalidade nas operações da Polícia Militar contra o crime organizado.

Durante seu voto, Fachin reafirmou várias determinações sobre a atuação da PM. Ele abordou a investigação de mortes de moradores e policiais durante as operações. A Corte já impôs o uso de câmeras corporais nas fardas dos policiais e nas viaturas. Além disso, determinou aviso prévio das operações para autoridades de saúde e educação, visando proteger escolas e unidades de saúde.

Após o voto do ministro, a corte suspendeu o julgamento e só irá retomá-lo no próximo mês. A ADPF enfrenta críticas do prefeito do Rio, Eduardo Paes, e do governador Claudio Castro.

 

Leia mais

Shrek 5: Novo teaser, visual renovado e Zendaya no elenco

Marcilon Souza

Prefeito David Almeida entrega 15 novas ambulâncias e reforça atendimento do Samu em Manaus

Marcelo Araujo

Briga por cachaça resulta em morte de venezuelano em Manaus

Marcilon Souza

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!