Uma criança de 4 anos morreu, nessa sexta-feira (7), no Hospital Pronto Socorro (HPS) Lázaro Reis, em Manacapuru, distante 68 Km de Manaus. Segundo o Conselho Tutelar, a menina foi vítima de maus-tratos. A Polícia Civil (PC) informou que ela apresentava desnutrição, um hematoma no queixo e secreções nos pulmões.
A criança deu entrada na unidade hospitalar no início da semana, apresentando desidratação, conforme o Conselho Tutelar. Ela recebeu alta, mas voltou a passar mal nessa sexta-feira, e foi a óbito.
O órgão informou que a mãe da menina, de 40 anos, é usuária de drogas e tem outros 12 filhos. O Conselho Tutelar afirmou, ainda, que pediu retirada da guarda da criança logo quando ela deu entrada no hospital, mas ainda aguardava decisão da Justiça. A mãe foi identificada e deve responder pelo crime de maus-tratos.
De acordo com a delegada Roberta Merly, titular da Delegacia Especializada de Polícia (DEP) de Manacapuru, a equipe médica que cuidava do garota comunicou o Conselho Tutelar, que acionou os policiais civis para informar as circunstâncias do caso.
Segundo a delegada Roberta, os investigadores da delegacia iniciaram apurações sobre a morte da menina, com o intuito de averiguar se houve maus-tratos por parte dos pais da criança. Merly informou que todos os procedimentos cabíveis estão sendo adotados, e que as oitivas estão sendo realizadas.
“A mãe da garota já prestou depoimento, e serão ouvidos, também, outros familiares da menina, bem como vizinhos e o médico que prestou atendimento à criança. Mais informações não podem ser repassadas, no momento, para não atrapalhar o andamento dos trabalhos investigativos”, disse a PC, por meio de nota.
O corpo da criança deu entrada no Instituto Médico Legal (IML), em Manaus, ainda na sexta-feira, onde é analisado pela perícia. A menina consta como “vítima não identificada”, pois, segundo o órgão, ela não tem certidão de nascimento.