27.3 C
Manaus
26 de janeiro de 2026
Amazonas

Wilson Lima inaugura agroindústria de castanha-do-Brasil no município de Tapauá

O governador Wilson Lima inaugurou, neste sábado (08/08), a primeira agroindústria de castanha-do-Brasil – a agroindústria Abufari – Produtos Amazônicos, no município de Tapauá (a 449 quilômetros de Manaus). A fábrica vai gerar em torno de 350 empregos diretos e indiretos, e agregar valor ao produto na região.

O Amazonas possui agora 12 agroindústriaS de beneficiamento da castanha-do-Brasil. Desse total, seis são formadas por Organizações da Sociedade Civil nos municípios de Amaturá, Boca do Acre, Beruri, Barcelos, Manicoré e Lábrea. As demais são da iniciativa privada estabelecidas em Manaus e nos municípios de Humaitá, Coari, Tefé, Itacoatiara e atualmente em Tapauá.

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria Estadual de Produção Rural (Sepror) e sua vinculada, Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), ofereceu apoio através de políticas públicas e assistência técnica ao empreendimento.

Na ocasião, o governador entregou a licença ambiental para os representantes da empresa, legalizando dessa forma sua atuação no beneficiamento da produção e escoamento da castanha.

“É um empreendimento que está gerando emprego. São aproximadamente 350 empregos com a possibilidade disso aumenta. Há pelo menos 1.200 coletadores nessa região, e o que é mais importante, é que isso agrega valor. O produto já vai sair beneficiado que tem como objetivo o mercado nacional e perspectiva para mercado internacional. Isso é um ganho grande para essa região do Purus”, destacou o governador.

Após a solenidade,o governador foi à Escola Estadual Marizita onde fez a entrega de 500 cestas básicas e 200 kits de higiene e limpeza para a Associação de Produtores do Projeto de Desenvolvimento Sustentável, por meio da Secretaria de Assistência Social (Seas) e Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS).

Produção de castanha – A região do Rio Abufari apresenta a segunda maior produção de castanha do município de Tapauá, especificamente nas comunidades Fazenda do Abafuri e São Sebastião, Novo Paraíso, Bom intento e Guajau. Em 2019, a produção de castanha chegou a 6.650 toneladas. A meta do Idam é promover o aumento da produção estadual para 15.000 toneladas até 2022.

A castanha-do-Brasil é uma espécie de exploração extrativa da Amazônia. Para coletar seus frutos não é necessário o licenciamento ambiental, ação que não gera impacto à floresta, conservando assim o ambiente e contribuindo com o equilíbrio ecológico.

Agroindústria – A agroindústria possui área própria de produção de castanha, mas vai contar com a produção de 300 coletores extrativistas das comunidades Fazenda do Abafuri e São Sebastião que vão fornecer 2.607 hectolitro de castanhas in natura. Na fábrica, 50 pessoas vão trabalhar no processo fabril da castanha, que vão desde a quebra de ouriços a embalagem a vácuo.

A fábrica tem capacidade de produção de mais de 300 toneladas ao ano. A perspectiva é exportar até 80 toneladas de castanha-do-Brasil desidrata no primeiro ano. “Cerca de 98% da castanha oriunda do extrativismo era levada para a usina do estado do Pará. Essa situação gerava emprego e renda lá e não no Amazonas. Trouxemos a parceria com o Idam e promovemos curso de boas práticas de manejo da castanha para os castanheiros que vão fornecer as castanhas para a fábrica, para que consigamos gerar renda, receita e emprego para as pessoas de Tapauá”, explicou o presidente da empresa, Leonardo Baldissera.

Infraestrutura – Wilson Lima inspecionou o sistema viário do município que está recebendo serviços de terraplenagem, pavimentação em concreto armado e sinalização com pintura de faixa. As obras, executadas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra), contemplam 26 ruas, totalizando 7,78 km de vias. O investimento é na ordem de R$ 4.712.002,06. A obra apresenta um percentual físico de 51,52%.

Novos projetos – Outro projeto que irá beneficiar o município de Tapauá, trata-se da obra de conclusão da construção do Núcleo de Estudo Superiores da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). A obra será retomada pelo Governo do Estado. Está em análise também o estudo, por meio da Seinfra, do acesso de Tapauá à Rodovia BR-319 para melhorar a mobilidade dos cidadãos do município, conforme determinou o governador Wilson Lima.

Leia mais

Vídeo mostra os últimos momentos de jovem que morreu em flutuante no AM

Matheus Valadares

Acidente em Itacoatiara mata filho de vereadora após colisão com palmeira

Matheus Valadares

Ataque de onça assusta moradores do Cacau-Pereira, em Iranduba

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!