27.3 C
Manaus
23 de agosto de 2025
CidadeDestaques

Justiça do Trabalho proíbe greve de rodoviários contra operação sem cobradores em Manaus

A entidade patronal alegou a ilegalidade da greve, destacando que as negociações entre as partes ainda estão em curso no Ministério Público

Foto: Divulgação/TRT-11

A Justiça do Trabalho da 11ª Região (AM/RR) concedeu liminar no Dissídio Coletivo de Greve, determinando que o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários e Urbano Coletivo de Manaus e no Amazonas (STTRM) se abstenha de iniciar a paralisação contra a “operação sem cobradores” a partir desta terça-feira (11) e nos dias seguintes. Em caso de descumprimento, a entidade sindical estará sujeita a uma multa de R$ 50 mil por hora de paralisação.

A decisão foi assinada pelo desembargador Lairto José Veloso, atendendo a um pedido do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amazonas (Sinetram). A entidade patronal alegou a ilegalidade da greve, destacando que as negociações entre as partes ainda estão em curso no Ministério Público do Trabalho (MPT), com uma nova rodada de mediação agendada para o dia 24 deste mês.

Na decisão, o magistrado ressaltou que, embora o direito à greve seja garantido, ele deve ser exercido apenas após esgotadas todas as possibilidades de negociação pacífica. Como as tratativas ainda não foram encerradas, o desembargador considerou a paralisação abusiva. Além disso, ele destacou que o transporte coletivo é um serviço essencial para a população de Manaus, e sua interrupção poderia causar sérios transtornos.

“O não funcionamento do transporte coletivo, ou o funcionamento apenas parcial, gerará grandes transtornos a toda a população, na medida em que dificulta a locomoção necessária a inúmeras atividades urbanas”, afirmou o magistrado.

A decisão também autoriza as empresas a descontarem os salários dos trabalhadores que aderirem à greve, considerada ilegal, e proíbe quaisquer manifestações a menos de 100 metros das garagens das empresas de ônibus.

Leia mais

Aeronave declara emergência e pousa com segurança no Aeroporto de Manaus

Matheus Valadares

STF condena deputada Carla Zambelli a 5 anos de prisão por porte ilegal de arma e constrangimento ilegal

Matheus Valadares

Governo do Amazonas divulga novo boletim sobre a cheia e ações de apoio às vítimas

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!