26.3 C
Manaus
8 de outubro de 2025
DestaquesPolítica

Jornal Estadão ataca indicação de Lula para o STM e fala em “degradação moral”

O Estado de S. Paulo questionou a nomeação para o Superior Tribunal Militar (STM)

FOTO/REPRODUÇÃO

O jornal O Estado de S. Paulo publicou um editorial nesta terça-feira, 11, criticando a indicação da advogada Verônica Abdalla Sterman para o Superior Tribunal Militar (STM) pelo governo Lula. A principal crítica gira em torno da falta de experiência de Sterman no Direito Penal Militar.

A nomeação parece ser mais uma questão de lealdade ao Partido dos Trabalhadores. Além disso, conta com o apoio de figuras próximas ao presidente, como Gleisi Hoffmann e a primeira-dama Janja.

O editorial destaca também que a falta de conhecimento de Sterman no campo do Direito Penal Militar é preocupante. O presidente, no entanto, possui a prerrogativa de indicar qualquer advogado maior de 35 anos. Sua produção acadêmica e experiência profissional nessa área são desconhecidas.

A escolha de Sterman segue um padrão de indicações políticas do governo Lula. O editorial compara sua nomeação às de Cristiano Zanin e Flávio Dino para o Supremo Tribunal Federal (STF) e diz que Lula utiliza essas nomeações para reforçar sua influência nos tribunais superiores. Para o jornal, isto favorece aliados em detrimento da qualificação jurídica necessária para os cargos.

A crítica se estende ao afirmar que as nomeações do governo Lula promovem a degradação institucional. O jornal afirma que critérios políticos e pessoais superam a competência e a imparcialidade da magistratura.

A nomeação de Verônica Sterman ainda precisa passar pelo Senado Federal. Lula conta com uma base aliada que pode facilitar sua confirmação para o STM.

 

Leia mais

Jão se emociona com história de superação e decide pagar faculdade de amazonense que viralizou dançando Madonna

Matheus Valadares

Idoso desaparecido em área de mata é encontrado após três dias em Presidente Figueiredo

Matheus Valadares

Trump pede prisão de governador e prefeito democratas e ameaça enviar tropas a Chicago

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!