24.3 C
Manaus
3 de abril de 2025
CidadeDestaques

Com rio na cota de 25m e intensas chuvas na região, Prefeitura alerta para horários de banho na praia da Ponta Negra

Prefeitura de Manaus reforça segurança na praia da Ponta Negra para prevenir afogamentos e garantir o bem-estar dos banhistas.

No Brasil, este fim de semana marca o encerramento do verão. No entanto, no Amazonas, a previsão do tempo indica alerta para temporais. Faça sol ou chuva, a praia do complexo turístico Ponta Negra continua sendo um dos destinos mais procurados de Manaus para lazer. Com a cota do rio Negro em 25,08 metros até ontem, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), reforça, portanto, as orientações de prevenção e segurança para os frequentadores do balneário.

Normas e Segurança no Balneário

Além disso, a Prefeitura destaca a importância de respeitar as normas do local e não ultrapassar o cordão de isolamento na água, colocado pela equipe de salva-vidas do Corpo de Bombeiros do Amazonas (CBAM). Esse cordão delimita a área segura para os banhistas. Ademais, recomenda-se atenção ao horário de banho, permitido até as 17h, e cuidado especial com crianças e o consumo de bebidas alcoólicas.

Por outro lado, equipes de segurança, incluindo a Guarda Municipal com ciclopatrulha, a Polícia Militar e os bombeiros, monitoram a praia e garantem a segurança dos banhistas até as 17h, além de proteger o patrimônio do complexo. Enquanto isso, a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) também intensifica a limpeza do calçadão e da praia.

Prevenção de Afogamentos

O cabo Evandro, salva-vidas do CBAM, ressalta a importância de seguir as regras do parque para evitar afogamentos.

“Respeite a sinalização da área de banho na praia da Ponta Negra. Não entre na água fora do horário permitido, não delegue o cuidado com seus filhos e não superestime sua capacidade de nadar. Em síntese, seguir as regras é essencial para a segurança de todos”, afirmou o cabo.

Dados de Afogamentos

Por fim, os salva-vidas estão presentes para prevenção e resgate, se necessário. Nos últimos anos, o CBAM registrou 121 mortes por afogamento em todo o Amazonas. Em 2024, em Manaus, foram 9 vítimas fatais, sendo 8 homens e 1 mulher.

 

Leia mais

Escola ribeirinha da Prefeitura de Manaus é campeã nacional no concurso da Controladoria-Geral da União

Marcelo Maciel

Estudante é atropelado no conjunto Renato Souza Pinto, zona norte de Manaus

Matheus Valadares

Empresário é sequestrado em Manaus e consegue escapar

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

<p>Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!</p>