9 de setembro de 2025
DestaquesPolítica

Ministro Flávio Dino vota pela condenação de Carla Zambelli

FOTO/REPRODUÇÃO

No último domingo (23), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, votou pela condenação da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). Ela responde à acusação de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal com o uso de arma.

A decisão de Dino seguiu a recomendação do relator do processo, Gilmar Mendes. Assim, já são quatro votos a favor da cassação de Zambelli, sem nenhum voto contrário. Os ministros Alexandre de Moraes e Cármen Lúcia também apoiaram a tese do relator.

Carla Zambelli se tornou ré no STF em agosto de 2023. Ela sacou uma arma e perseguiu o jornalista Luan Araújo nas ruas de São Paulo, dias antes do segundo turno das eleições de 2022.

Dino destacou: “É uma contradição insanável que um representante político ameace gravemente um representado, como se estivesse acima do cidadão ao ponto de sujeitá-lo com uma arma de fogo, em risco objetivo de perder a sua vida.”

Sete ministros ainda devem votar no plenário virtual até o dia 28 de março. Se condenada, a parlamentar enfrentará cinco anos e três meses de prisão em regime semiaberto.

Na sexta-feira (21), o advogado de defesa de Zambelli, Daniel Bialski, enviou uma nota à Agência Brasil. Ele alegou cerceamento de defesa, pois a deputada não pôde fazer sustentação oral no julgamento. “Esse direito do advogado não pode ser substituído por vídeo enviado – cuja certeza de visualização pelos julgadores inexiste”, afirmou.

Leia mais

Vulgo ‘Livrinho’ é perseguido e executado a tiros em Manacapuru

Matheus Valadares

Fluminense pode virar SAF com proposta de R$ 500 milhões e assumir dívida bilionária

Matheus Valadares

Entregador é preso com tablete de maconha em Manaus e leva tapa da ‘patroa’

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!