15 de setembro de 2025
Cidade

Prefeitura realiza atividades em alusão ao ‘Dia D da Leitura’

Encontros virtuais e premiações integraram as ações da Prefeitura de Manaus por conta “Dia D da Leitura”, nesta terça-feira, 11/8. Todos os anos a data é celebrada nas unidades da rede de ensino e na sede da Secretaria Municipal de Educação (Semed), com a participação de alunos e servidores. Este ano, devido ao isolamento social por causa da Covid-19, a comemoração foi totalmente virtual.

Segundo a subsecretária de Gestão Educacional, Euzeni Araújo, a prefeitura, imbuída da sua missão de ter uma educação de qualidade e contribuir com a formação integral dos estudantes, desenvolve várias ações voltadas para a formação de leitores, desde a primeira infância.

“O prefeito Arthur Virgílio Neto, com toda sua sensibilidade, lançou em 2016 uma lei municipal que dispõe sobre a criação do Dia da Motivação da Leitura. E hoje, Dia do Estudante, todos os professores e as escolas estão envolvidos nesse processo. Mesmo com a pandemia, nós não paramos e continuamos a desenvolver essas ações, que nos motivam muito a continuar investindo no processo de leitura”, enfatizou.

A mobilização foi criada no dia 22 de setembro de 2016 conforme a Lei Municipal nº 2.168, que dispõe sobre a criação do Dia da Motivação da Leitura nas escolas da cidade de Manaus. A ação é um incentivo à leitura e promoção do livro, intitulada “Ler é legal a qualquer hora”. Promovido pelos programas “Viajando na Leitura” e “Apoio a Biblioteca Escolar”.

“O incentivo à leitura é algo praticado diariamente na rede municipal de ensino. Temos vários projetos e parcerias que ajudam os nossos professores a inserirem o hábito da leitura na rotina dos estudantes de forma simples e bastante criativa. E o Dia D da Leitura faz parte das ações da Semed, para que cada vez mais alunos se tornem leitores apaixonados”, disse a diretora do Departamento Geral dos Distritos (DEGD) da Semed, Selma Trindade.

A escola municipal Professora Antônia Pereira da Silva, no Santa Etelvina, zona Norte de Manaus, organizou uma carreata para distribuir 400 kits de leitura com gibis e livros, todos doados pela comunidade. “A leitura além dos muros da escola” é o tema da ação, que percorreu ruas próximas da unidade.

“Nosso maior objetivo é integrar comunidade e escola no processo de desenvolvimento das habilidades leitoras, despertar o gosto, prazer e interesse pela leitura. Com isso resolvemos fazer essa ação de distribuição de gibis, nesse período de pandemia e isolamento social para as crianças da nossa escola”, explicou a gestora da unidade, Cristiane Rodrigues.

Já a Divisão Distrital Zonal (DDZ) Sul da Semed organizou um encontro virtual pelo Google Meet, com a participação de professores, alunos e também da escritora e mestre em Literatura pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Pollyanna Furtado. “Essa mobilização de leitura é um encontro de todos os estudantes, que conta com a participação de alunos e professores. É um momento de troca de experiências, por meio da leitura, que mesmo com a pandemia não poderíamos deixar de lado, e tudo acontecerá de forma virtual. Todas as crianças e até mesmo os pais participam falando o que foi trabalhando em casa, que vai de parlendas, adivinhas e leituras clássicas”, comentou a assessora do Programa de Apoio à Biblioteca Escolar da DDZ Sul, Irisneia Cardoso Lopes.

A escola municipal Jornalista Sabá Raposo, no bairro Manoa, zona Norte da cidade, realizou duas comemorações, o Dia do Estudante e o da Leitura com premiação aos alunos que mais acessaram em julho a plataforma “Árvore de Livro”. “Mesmo a distância, nós tentamos manter todas as ações desenvolvidas na escola e assim vamos comemorar as duas datas com os três turnos. Isso é uma forma de manter o processo de ensino aprendizagem dos nossos alunos”, explicou a gestora da unidade, Silvia Barros.

Leia mais

VEJA: ‘Grauzeiro’ embriagado causa acidente fatal de trabalhador no Colônia Antônio Aleixo

Matheus Valadares

Manaus enfrenta onda de calor e registra 36,1 °C, a maior temperatura de 2025

Matheus Valadares

Manobra irregular provoca acidente fatal de motociclista por app na Av. das Torres

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!