33.3 C
Manaus
23 de agosto de 2025
CidadeDestaques

Creche da prefeitura recebe educadores em intercâmbio para conhecer projeto premiado no ‘Conectando Boas Práticas’

Prefeitura de Manaus recebe educadoras do Paraná para intercâmbio sobre práticas inovadoras

Na manhã desta segunda-feira (31/3), a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), recebeu educadoras da rede pública de Castro (PR). O objetivo foi um intercâmbio na creche municipal Magdalena Arce Daou, localizada no bairro Santa Luzia, zona Sul.

Essa iniciativa faz parte da premiação “Conectando Boas Práticas”, promovida pela rede Conectando Saberes. Vale destacar que a creche venceu em nível nacional com o projeto “Das Arepas ao Tucumã – Uma proposta de interculturalidade entre povos irmãos”.

Logo no início do encontro, as visitantes participaram de uma apresentação gastronômica na própria unidade. Durante a atividade, degustaram arepas (comida típica venezuelana) e o x-caboquinho (prato tradicional amazonense). Além disso, a experiência serviu para mostrar como a alimentação está ligada à identidade cultural das crianças.

De acordo com a professora Maria Raquel dos Santos, criadora do projeto, “A interculturalidade, no contexto da creche, agrega todas as formas de expressão infantil. Receber esse reconhecimento nacional é um grande incentivo para a educação pública de Manaus, especialmente nas creches”.

No período da tarde, o evento continuou no auditório da Semed, no Parque 10 de Novembro. Na ocasião, foi apresentado o projeto “Sociedade Antirracista: Como Podemos Ajudar?”, da professora Thalita Santos, vencedora na região Sul. Ela explicou“Nosso trabalho surgiu devido a casos de bullying racial. Buscamos resgatar a ancestralidade afro-brasileira, inclusive do período pré-escravocrata, para fortalecer a autoidentificação das crianças”.

A secretária de Educação de Castro, Luciane Aparecida da Silva, também participou e ressaltou a importância da troca de experiências: “Conhecer esse projeto em Manaus reforça o poder de uma educação sensível e inovadora. Essa troca nos inspira a adotar novas abordagens em nossa rede”.

Sobre o projeto

Criado para acolher crianças migrantes venezuelanas, “Das Arepas ao Tucumã” combina gastronomia e arte para promover interculturalidade, seguindo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Atualmente, atende 220 crianças de 1 a 3 anos, com atividades pedagógicas que incluem arte, música e valorização da diversidade.

Leia mais

Gari sofre acidente grave e tem perna esmagada por ônibus no Terminal 1

Matheus Valadares

Suspeitos invadem residência no bairro Compensa e executam homem na frente da família

Matheus Valadares

Omar Aziz é destaque na categoria Melhores do Senado no Prêmio Congresso em Foco 2025

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!