21 de agosto de 2025
BrasilDestaques

Raoni recebe medalha de Lula e alerta sobre exploração de petróleo

Lula destacou a importância de Raoni como líder de sabedoria ancestral e compromisso com a preservação da terra e da natureza

© Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu nesta sexta-feira (4) na Aldeia Piaraçu, Mato Grosso, com o cacique Raoni Metuktire, líder do Povo Kaiapó, e condecorou-o com a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito, a maior honraria do Brasil, em reconhecimento ao seu trabalho em prol dos povos indígenas e da proteção ambiental.

Lula destacou a importância de Raoni como líder de sabedoria ancestral e compromisso com a preservação da terra e da natureza. Durante o encontro, o presidente também ouviu as demandas dos caciques indígenas da região e reafirmou o compromisso do governo com os direitos indígenas. Raoni, por sua vez, pediu que Lula pense em um sucessor que continue as políticas indigenistas.

O cacique criticou a exploração de petróleo na Margem Equatorial, no Amapá, alertando para os riscos ambientais. A ministra Sônia Guajajara ressaltou os avanços na demarcação de terras indígenas, com a assinatura de 13 decretos e 11 portarias declaratórias.

O Parque Nacional do Xingu abriga mais de 5,5 mil indígenas de diversas etnias, que vivem em uma área de transição entre o Cerrado e a Amazônia.

Leia mais

PF indicia Jair Bolsonaro e Eduardo Bolsonaro por tentativa de golpe e coação no curso do processo

Matheus Valadares

Flamengo vence o Internacional no Beira-Rio e avança às quartas da Libertadores com autoridade

Matheus Valadares

Moraes determina busca e apreensão contra Silas Malafaia

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!