22 de novembro de 2025
DestaquesPolícia

Páscoa com segurança: Dicas da Polícia Civil para evitar golpes de compras online

Os criminosos exigem pagamento antecipado e desaparecem após a transação.

(Foto: Beatriz Sampaio/PC-AM)

Com a proximidade da Páscoa, os golpes de falsos vendedores, que anunciam produtos a preços baixos nas redes sociais, são aumentados. Os criminosos exigem pagamento antecipado e desaparecem após a transação.

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Crimes Cibernéticos (Dercc), alerta para os principais golpes usados, como fotos atrativas, preços baixos e promessas de entrega rápida.

Segundo o delegado Henrique Brasil, as vítimas costumam ser contatadas diretamente por plataformas digitais e sites de compra, sendo solicitado o pagamento via Pix antes da entrega. Ele alerta: “Desconfie de pedidos de pagamento antecipado.”

A orientação dada é que empresas reconhecidas sejam priorizadas e, no caso de vendedores independentes, a credibilidade seja verificada antes da compra. “Comprovantes devem ser solicitados e verificado se o destinatário corresponde à empresa responsável”, disse o delegado.

Denúncias: Caso um golpe seja sofrido, um Boletim de Ocorrência (BO) deve ser registrado na delegacia ou na Delegacia Virtual (www.delegaciavirtual.cinetic.gov.br). Para ajudar na investigação, evidências, como capturas de tela e URLs de perfis envolvidos, devem ser reunidas. A PC-AM está disponível para orientação e apuração dos fatos.

Leia mais

Galvão Bueno recebe alta após uma semana internado com pneumonia viral

Matheus Valadares

Polícia prende suspeitos com 50 pés de maconha no bairro Tarumã

Matheus Valadares

Moradores se revoltam após ladrão invadir residência no bairro São Jorge

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!