24.3 C
Manaus
13 de setembro de 2025
Política

“Não vou criar uma delegacia anticorrupção que não vai investigar um governo que é corrupto”, dispara deputado

Na volta das pautas de votação na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o deputado estadual Wilker Barreto (Podemos) criticou nesta quinta-feira, 13, a aprovação do Projeto de Lei nº 337/2020, que dispõe sobre a criação da Delegacia Especializada em Combate à Corrupção (DECCOR) na estrutura organizacional da Polícia Civil do Estado do Amazonas. Após defender inicialmente a implementação da estrutura, o parlamentar votou contra a criação da delegacia anticorrupção após a deputada Alessandra Campêlo (MDB), vice-presidente da Casa e aliada da base governista, rejeitar a emenda que garantiria autonomia para o futuro delegado da Deccor investigar atos do Governo.

Em tom duro, Wilker ponderou que a sua propositura tinha o intuito de resguardar a independência da delegacia anticorrupção para fiscalizar o Executivo e de criar mecanismos para garantir a lisura e a atuação integral do titular da nova estrutura. Além disso, a matéria propôs que o nome indicado pelo Governo para assumir o comando da Deccor fosse sabatinado pelos deputados da Aleam.

“Para minha tristeza e não surpresa, a base governista não considerou uma emenda que dava garantias de mandato para o futuro delegado da Deccor, para que o mesmo tivesse autonomia para fiscalizar o crime organizado, começando por este Governo. No primeiro passo de coragem que ele for em direção ao governo, será exonerado, ou seja, da minha mão não sai uma delegacia faz-de-conta”, justificou o parlamentar.

Barreto reprovou, também, a postura dos deputados que compõem a base do Governo no parlamento estadual pela falta de critérios para a aprovação de matérias legislativas.

“Quando a matéria interessa a base governista, eles atropelam e rasgam o regimento da Casa, mas quando a propositura é contra o Governo, o regimento é firme e duro contra a oposição. Da forma que está hoje, essa delegacia será mais um aparelhamento do Governo para blindar o próprio governo”, explicou Wilker.

Leia mais

STF condena Jair Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão em regime fechado

Matheus Valadares

Eduardo Braga garante isenção de impostos para mototaxistas, taxistas e fretistas na Reforma Tributária

Matheus Valadares

Flávio Bolsonaro critica condenação de Jair Bolsonaro e ataca Alexandre de Moraes

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!