27.3 C
Manaus
26 de janeiro de 2026
Amazonas

Sistema prisional recebe 1,3 mil computadores por meio de projeto idealizado pelo TJAM

O sistema prisional do Amazonas recebeu nesta quinta-feira (13/08) 1,3 mil computadores para auxiliar nas atividades educacionais realizadas dentro das unidades penitenciárias. A entrega dos equipamentos faz parte do projeto Educação 4.0, idealizado pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e desenvolvido pela Positivo Tecnologia e o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento iTriad.

Ao todo, mais de 8 mil computadores foram entregues às Secretarias de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e de Educação e Desporto. O projeto visa oferecer melhores condições de ensino aos alunos do 4º ao 8º ano da rede estadual de ensino e de detentos do sistema prisional, que terão soluções educacionais próprias para regiões com baixa ou nenhuma conectividade, favorecendo o ensino da Língua Portuguesa e da Matemática em modo off-line.

De acordo com o titular da Seap, coronel Vinícius Almeida, o projeto é mais uma ferramenta a ser utilizada na ressocialização dos reeducandos da capital e do interior. “A meta (do projeto) é que a educação chegue para o jovem e este tenha um futuro melhor que não seja, ao final, preso por um delito”, analisou.

Almeida ressaltou ainda que mais de 70% dos internos não possuem Ensino Fundamental completo. Para ele, a interação entre os poderes (Executivo e Judiciário) é salutar para transformar o atual cenário ao aliar soluções tecnológicas com métodos de ensino. “As pessoas que retornam à sociedade com o nível educacional do Ensino Fundamental incompleto, sem qualificação profissional, como acontecia anteriormente, isso está objetivando jogá-las dentro do crime. E não é o que a gente quer”, ponderou o secretário.

Participaram da solenidade, a vice-presidente do TJAM, desembargadora Carla Reis; o diretor da Escola da Magistratura do Amazonas (Esmam), desembargador João Simões; o secretário interino de Educação e Desporto, Luis Fabian Barbosa; o diretor industrial da Positivo Tecnologia, Edson Toffoli; e o diretor-presidente do Instituto iTriad System, Sérgio Junqueira.

Projeto – Para implantar o “Educação 4.0”, foi desenvolvida uma versão off-line da plataforma Aprimora, criada pela unidade de tecnologias educacionais da Positivo Tecnologia para ampliar as habilidades em Língua Portuguesa e Matemática.

A solução integra recursos tecnológicos a conteúdos curriculares, favorecendo o desenvolvimento de habilidades específicas dessas áreas, ao mesmo tempo em que respeita o ritmo de aprendizagem de cada estudante.

Leia mais

Vídeo mostra os últimos momentos de jovem que morreu em flutuante no AM

Matheus Valadares

Acidente em Itacoatiara mata filho de vereadora após colisão com palmeira

Matheus Valadares

Ataque de onça assusta moradores do Cacau-Pereira, em Iranduba

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!