O arcebispo Dom Leonardo Steiner comentou a morte do Papa Francisco, ocorrida na madrugada de hoje (21). Ele expressou sua tristeza e gratidão pelo legado do pontífice.
“Sentimos falta do sorriso e do bom humor dele. Precisamos ir incorporando isso aos poucos. Somos imensamente gratos a Deus por ter tido um papa que nos ajudou a olhar para a frente, abrir horizontes para a Igreja e fazer as pessoas se sentirem amadas e pertencentes à comunidade”, afirma Dom Leonardo.
Ele destacou a importância de Francisco na organização da Igreja. “Foi um papa que colocou a economia da Igreja em ordem, enfrentou os abusos sexuais e se preocupou com o sentimento das pessoas”, reforça.
Além disso, o arcebispo ressaltou o carinho especial do papa pela Amazônia. “Ele se preocupava com a região e com as pessoas. Levou a Amazônia ao mundo, lembrando sua importância em oxigênio, meio ambiente, cultura e na vivência da fé”, destaca.
Dom Leonardo deve viajar para Roma nas próximas horas para participar das cerimônias fúnebres e do conclave, que escolherá o novo papa.