32.3 C
Manaus
23 de abril de 2025
DestaquesMundo

Papa Francisco nomeou 108 dos 135 cardeais que elegerão o próximo pontífice

Com isso, o papa argentino imprime uma marca profunda e duradoura na escolha de seu sucessor.

Franco Origlia/Getty Images

Dos 135 cardeais com menos de 80 anos, 108 foram nomeados por Francisco, representando cerca de 80% do colégio eleitoral. Isso marca profundamente a escolha de seu sucessor.

O conclave, previsto para as próximas três semanas, deve ser um dos mais diversos da história, segundo Susan Timoney, professora da Universidade Católica da América. A composição reflete a visão pastoral de Francisco e sua ênfase na representatividade global.

Em 12 anos de pontificado, Francisco nomeou cardeais de mais de 20 países inéditos, como Mongólia, Laos, Mali e Papua-Nova Guiné, principalmente nações em desenvolvimento. Isso foi possível com a aposentadoria de cardeais mais velhos, abrindo espaço para uma renovação geracional e geográfica.

Timoney acredita que os encontros prévios ao conclave serão decisivos: “É onde se discutem prioridades e o futuro da Igreja.”

Com a maioria dos eleitores escolhida por Francisco, cresce a chance de seu sucessor manter suas reformas, como o foco nos pobres, a descentralização e o diálogo intercultural.

Outra mudança importante foi o critério de escolha. Francisco rompeu com a tradição de promover bispos de grandes dioceses, especialmente na Itália, e passou a valorizar líderes de regiões periféricas, como Tonga, Haiti e Papua-Nova Guiné.

Essa nova configuração torna o resultado do conclave mais imprevisível e representativo da diversidade da Igreja no século XXI.

Leia mais

Vídeo mostra jovens cheirando pó em banheiro escolar: caso choca Pernambuco

Marcilon Souza

Mototaxista é preso após oferecer carona e estuprar vizinha de 13 anos no AM

Marcilon Souza

Áudio expõe advogado e influenciador João Neto expulsando companheira por usar roupa de academia

Marcilon Souza

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!