4 de dezembro de 2025
Cultura

Orquestra de Câmara do Amazonas apresenta obras de Handel no projeto ‘A Arte Agradece a Vida’

????????????????????????????????????

A Orquestra de Câmara do Amazonas (OCA) volta ao palco do Teatro Amazonas no quarto concerto da programação “A Arte Agradece a Vida”, que ocorre neste sábado (15/8), às 20h. O projeto, realizado pelo Governo do Amazonas, por meio das secretarias de Cultura e Economia Criativa e Saúde, homenageia, em agosto, os profissionais da saúde que atuam no combate à Covid-19.

O concerto terá a duração de 45 minutos e, no repertório, contará com os “Concertos Grossos”, de Georg Friedrich Händel (1685 -1759). A apresentação será exibida pelo Facebook do Governo do Amazonas e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e pela TV Encontro das Águas, no canal 2.1, da TV aberta.

O maestro Marcelo de Jesus, que irá reger o concerto, ressalta que a OCA ensaiou com grupos separados e que a apresentação também respeitará os protocolos de segurança e de distanciamento de 1,5 m entre os músicos.

 

“Teremos 20 músicos no palco, que irão alternar entre solistas e toda a orquestra tocando. Cada músico também terá a sua estante para não termos objetos compartilhados”, afirma.

Serão apresentados o “Concerto Grosso I”, “Concerto Grosso VII” e “Concerto Grosso XII”. “Nesta forma barroca, se alternam grupos maiores e menores de músicos para realizar o ‘concerto grosso’. Handel foi um grande compositor barroco alemão e escreveu esses concertos para intercalar outras obras suas”, informa o maestro.

Participam do concerto os músicos Giovanny Conte (violino), Elena Koynova (violino) e  Anton Minenkov (violoncelo) para o “Concerto Grosso I”;  Vladislav Motin (violino), Irina Glibka (violino), Anna Samokish (violoncelo) para o “Concerto Grosso VIII”; e Denitsa Marinova (violino),  Fernando Lima (violino) e  Eliziel Lourenço (violoncelo) para o “Concerto Grosso XII”.

“Estamos muito honrados em fazer parte desta homenagem do Governo do Amazonas ao nossos profissionais de saúde”, declara o maestro Marcelo de Jesus.

Projeto – Durante o mês de agosto, serão realizadas ações no Teatro Amazonas como uma forma de agradecimento a médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, maqueiros, técnicos, bombeiros, agentes de portaria e serviços gerais. Entre as atividades estarão o acesso a concertos; entrega simbólica de uma placa que ficará no hall do espaço cultural, que também ganhará iluminação na cor verde; e gratuidade em visitas turísticas.

A programação do “A Arte Agradece a Vida” continuará no dia 20, com a Amazonas Filarmônica, que apresentará o “Septeto em mi bemol maior”, de Ludwig van Beethoven.

Já o Corpo de Dança do Amazonas subirá ao palco no dia 22, com “Vazantes”, uma metáfora com o movimento da cidade e seus contrastes. A direção é de Mário Nascimento.

 

No dia 27, a Amazonas Filarmônica apresenta obras para Quinteto de Sopros e, no dia 31, a Amazonas Band encerrará a primeira temporada de lives com o Concerto comemorativo de 20 anos do grupo.

Leia mais

“Aquelas que me habitam”: espetáculo resgata ancestralidade e resistência feminina amazônica

Matheus Valadares

Espetáculo “Menino” transforma dor em poesia e estreia dia 27 de julho no coração de Manaus com entrada gratuita

Central de Jornalismo

Acessibilidade cultural: Projeto de longa-metragem de Marcos Tupinambá apresenta lendas amazônicas com sessões inclusivas

Central de Jornalismo

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!