31.3 C
Manaus
29 de agosto de 2025
DestaquesEconomia

Produção de café no Brasil deve crescer 2,7% em 2025, atingindo 55,7 milhões de sacas

Expectativa é de maior safra registrada em anos de baixa bienalidade, impulsionada por recuperação de produtividade e clima favorável

FOTO/REPRODUÇÃO

A produção de café no Brasil deve crescer 2,7% em 2025, atingindo 55,7 milhões de sacas. Se as previsões se confirmarem, será o maior volume já registrado em anos de baixa bienalidade. A colheita de 2025 supera em 1,1% a safra de 2023, segundo o 2º Levantamento da Safra de Café divulgado pela Conab nesta terça-feira (6).

A área total destinada ao café deve chegar a 2,25 milhões de hectares, um aumento de 0,8%. Por outro lado, a área em produção deve diminuir 1,4%, totalizando 1,86 milhão de hectares. Entretanto, a área em formação deve crescer 12,3%, refletindo o movimento esperado em anos de bienalidade negativa.

A recuperação das produtividades médias das lavouras de café conilon, também chamado de robusta, é o principal fator para essa estimativa positiva. A produtividade aumentou 28,3%, graças ao clima regular durante fases críticas, que favoreceu floradas e frutos por roseta.

Por outro lado, a produção de café arábica deve diminuir 6,6%, com uma safra estimada em aproximadamente 37 milhões de sacas. Minas Gerais, maior produtor de arábica, deve colher cerca de 25,65 milhões de sacas. A previsão considera o impacto de um longo período de seca entre abril e setembro do ano passado, que causou instabilidade nas lavouras.

Assim, a expectativa de crescimento na safra de café de 2025 reflete recuperação de produtividade, clima favorável e planejamento agrícola. Continue acompanhando as novidades do setor para saber mais sobre as tendências do mercado de café no Brasil.

 

Leia mais

PF destrói 8 mil pés de maconha no interior do Amazonas

Matheus Valadares

Pedreiro engana patrão e foge com R$ 17 mil no bairro Coroado

Matheus Valadares

Homem desfigura jovem após vítima rejeitá-lo em Presidente Figueiredo e está foragido

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!