27.3 C
Manaus
26 de janeiro de 2026
Amazonas

Juíza manda devolver bens da ex-primeira-dama Edilene Oliveira

A juíza Ana Paula Serizawa, da 4ª Vara Criminal da Justiça Federal do Amazonas, determinou nessa sexta-feira, 14, a devolução de parte dos bens apreendidos da ex-primeira-dama do Amazonas, Edilene Gonçalves Gomes de Oliveira, esposa do ex-governador José Melo. Os bens foram confiscados na Operação ‘Estado de Emergência’, terceira fase da ‘Maus Caminhos’, realizada em 2017, e que resultou na prisão de Melo. Já Edilene chegou a ser presa preventivamente em janeiro de 2018.

Nos autos da decisão, Edilene Oliveira alega que no atual estágio processual não se justifica mais a apreensão de seus bens.

Em parecer, o MPF (Ministério Público Federal) se manifestou contra a devolução dos bens que são de interesse na investigação, mas opinou de forma favorável à devolução dos demais itens.

A Polícia Federal do Amazonas, em parecer, informou quais bens foram periciados e insistiu na posse dos mesmos para uso nas atividades da PF e como forma de reparação dos danos causados, pedido negado pela juíza.

Na sua decisão, Serizawa afirma que “segundo os artigos 118, 119 e 120 do Código de Processo Penal, é possível a restituição de bens apreendidos que não interessem mais ao processo nem constituam instrumento ou produto do crime, desde que comprovada a propriedade por parte do Requerente”.

No total, 12 itens periciados foram devolvidos à ex-primeira-dama.

ex-primeira-dama

Outros seis itens, não identificados na decisão, não foram liberados pela juíza, por serem importantes para a continuidade das investigações. “Por oportuno, INDEFIRO ao menos neste momento processual, a restituição dos itens n° 2, 5, 7, 10, 18 e 21 do auto de apreensão 594/2017 (ofício 139/2019/DELECOR), por serem de relevância à continuidade das investigações. Em relação a estes itens, determino a intimação da Polícia Federal, para que promova as análises pertinentes e as encaminhe ao MPF no prazo de 60 (sessenta dias)”, diz Serizawa.

Edilene Oliveira solicita ainda a devolução de uma caixa de som e uma aliança, mas que segundo a magistrada, não foram apreendidos pela PF.

 

 

Leia mais

Vídeo mostra os últimos momentos de jovem que morreu em flutuante no AM

Matheus Valadares

Acidente em Itacoatiara mata filho de vereadora após colisão com palmeira

Matheus Valadares

Ataque de onça assusta moradores do Cacau-Pereira, em Iranduba

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!