Em entrevista ao Programa Cenário Político, do Portal AM1, nesta segunda-feira (12), o senador Plínio Valério (PSDB) contestou as pesquisas eleitorais divulgadas em abril de 2025. Ele denunciou um processo de “desqualificação orquestrada” contra sua imagem e trajetória política.
De forma firme, o senador — mais votado em 2018, com mais de 600 mil votos na capital e 200 mil no interior — afirmou que as pesquisas recentes (Direto ao Ponto, RealTime1 e Iveritas) não refletem a realidade das ruas. Além disso, acusou alguns institutos de promoverem “pesquisas encomendadas” com viés político.
“Tendenciosas? Com certeza. Não tenho dúvida […] Você vai ouvir que eu não tenho voto, que perco para todo mundo, ou que deveria ser deputado federal. Mas ninguém diz que fui um dos cinco melhores senadores da República ou que sou o melhor senador do Amazonas há sete anos.”, afirmou
Embora ainda não tenha oficializado sua candidatura, Plínio Valério confirmou que pretende disputar a reeleição. Contudo, ressaltou que o momento atual é de concluir seu mandato e prestar contas à população. “Sou candidato à reeleição, sim. Mas antes quero completar meus sete anos de mandato com trabalho. A hora de anunciar virá”, afirmou.
Rivalidades e cenário político
Ao comentar sobre possíveis adversários, como o governador Wilson Lima, o ex-senador Eduardo Braga, o deputado Capitão Alberto Neto e o Coronel Menezes, o senador não se mostrou intimidado. “Quero é mais. Quero que todos se coloquem. Que venha o Wilson também, para o Amazonas derrotar todos no mesmo balaio”, declarou com ironia.