Nessa segunda-feira (12), fiscais da Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus) autuaram um Supermercado na zona centro-sul de Manaus após fiscalização. Imagens divulgadas nas redes sociais mostram carnes descongeladas e suspeitas de estar estragadas. Na ocasião, os fiscais da Vigilância Sanitária encontraram várias irregularidades no estabelecimento.
Fiscais inspecionam açougue, peixaria e câmaras frigoríficas
A equipe da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizou uma fiscalização detalhada, passando pelo açougue, peixaria e as câmaras frigoríficas do supermercado. Durante a inspeção, as autoridades encontraram várias irregularidades, como a presença de baratas, indicando controle de pragas ineficaz.
Além disso, os fiscais encontraram carnes bovinas que deveriam estar congeladas em descongelamento, além de carnes suspeitas de estarem estragadas. Consequentemente, a equipe apreendeu estes alimentos para análise no Laboratório de Vigilância Dr. Edivar dos Santos Fernandes.
Controle de pragas é ineficaz, diz gerente
De acordo com Ricardo Celestino, gerente de Vigilância de Alimentos da Visa Manaus, o estabelecimento tentou controlar as pragas. Entretanto, ele afirmou que o supermercado descartou as carnes e produtos expostos no momento da entrada do roedor, registrado nas imagens. Contudo, o controle de pragas permanece ineficaz, o que levou à autuação.
Supermercado pode pagar multa e responder a processo administrativo
Com a autuação, o supermercado responderá a um Processo Administrativo Sanitário (PAS). A multa pode variar de 1 a 400 Unidades Fiscais do Município (UFM). Atualmente, o valor de uma UFM é de R$ 145,37. Outras sanções também podem ser aplicadas.
A população pode denunciar irregularidades sanitárias relacionadas a produtos ou serviços. As denúncias são através da Ouvidoria da Visa Manaus, pelo telefone (92) 98842-8481, das 8h às 13h, ou pelo e-mail visamanaus.ouvidoria@gmail.com, em qualquer horário.